FAM É A “LIBERTADORES” DOS FESTIVAIS DE CINEMA. SEXTA TEM ARGENTINA.

Por Celso Sabadin.

Com representantes de Brasil, Argentina, Colômbia, Paraguai e Bolívia, prossegue nesta sexta-feira (25/09) a mostra competitiva do FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul – evento que reúne significativos e importantes trabalhos realizados por nuestros vecinos de Sudamerica.

“Magalí”, a ser exibido nesta sexta, representa a Argentina através de uma história de grande sensibilidade extraída de um pungente minimalismo.

A enfermeira Magalí (Eva Bianco, ótima) precisa regressar à sua cidadezinha natal. O motivo é a morte de sua mãe, mas surpreendentemente isso parece não lhe importar nem um pouco. Lá chegando, ela se reencontra com seu filho de dez anos, o que – mais surpreendentemente ainda – também parece não lhe importar. Magalí só quer se livrar logo dos trâmites burocráticos e voltar o mais rapidamente possível ao seu trabalho. Porém, seu conceito de “o mais rapidamente possível” precisará ser reavaliado. Bem como sua vida.

Longa de estreia do prestigiado montador Juan Pablo Di Bitonto, “Magalí” aborda com sensibilidade a dor da volta, o sofrimento do retorno. Por motivos que o roteiro opta por não explicitar, a protagonista se vê aprisionada por suas próprias raízes que, um dia, preferiu abandonar. Tudo nela espelha a aridez do lugar de onde veio, desde suas belas e embrutecidas feições ressecadas pelo sol até o silêncio de seu pesar. O mesmo silêncio e o mesmo sol que emolduram a amplidão estéril de uma paisagem desértica tanto geográfica como humana.

Caberá ao pequeno Felix a tentativa de romper as duras crostas da terra e da alma. Concentrado em suas crenças milenares praticadas na amplidão de seu lugar de expressão, o menino evoca santos, deuses e tradições em sua calada e obstinada luta de resistência. Horizontes e isolamentos sem fim preenchem os vazios com toques de mistério.

“Magalí” deve bastante de seu clima onírico à bela e ríspida aridez da região de Susques, povoado situado ao lado da Reserva Nacional de Los Flamencos, na Argentina, local escolhido pela produção do filme para realizar suas locações. A quase 4 mil metros de altitude, um pouco mais perto dos deuses que nós, mortais.

A programação completa do FAM, mais os acessos a palestras e filmes estão em www.famdetodos.com.br