CINEFANTASY: “CADÁVER EXQUISITO” E O DESESPERO DAS LUMINOSIDADES.

Por Celso Sabadin.

Coproduzido por Argentina, Espanha e Brasil, “Cadáver Exquisito” é um dos destaques do 12º Cinefantasy, especialmente para quem prefere o terror psicológico ao horror explícito.

Antes de mais nada, vale uma lembrança: a palavra “exquisito”, em espanhol, tem um significado diferente do português. Aqui, ela equivale a bonito, delicado, saboroso, dependendo do contexto. E o cadáver supostamente “exquisito” do título original é Blanca (Blanca Nieves Villalba, estreando no cinema), uma cientista que, inexplicavelmente, entra em coma profundo, durante um banho de banheira. Sua companheira, a maquiadora Clara (Sofía Gala Castiglione), vai ao desespero, pois os preconceitos da sociedade não a permitem que ela, “sem ser da família”, obtenha informações no hospital sobre o estado de saúde de Bianca. Para piorar as perturbações de Clara, surge a informação que Bianca poderia estar grávida.

Primeiro longa ficcional da premiada documentarista argentina Lucía Vasallo, “Cadáver Exquisito” tem roteiro da própria diretora, em parceria com Sebastián Cortés. Trata-se de um filme de climas, no qual aposta-se que a exasperação crescente seja potencializada muito mais no não dito e no não mostrado.

A direção de arte e a fotografia exploram a força dramática do branco e das luminosidades excessivas, tema referencial de todo o longa, claramente (sem trocadilhos) perceptível também a partir dos nomes de suas protagonistas.

Exibido também no tradicional Fantasporto Film Festival, “Cadáver Exquisito” é um dos longas em destaque no 12º Cinefantasy, disponível na internet até o próximo 19 de setembro. O Cinefantasy também disponibiliza presencialmente 12 filmes da mostra competitiva de longas no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza.

Um dos maiores festivais de cinema fantástico da América Latina, o 12º Cinefantasy exibe um total de 119 filmes de 34 países. Confira toda programação em www.cinefantasy.com.br