“AS ALMAS QUE DANÇAM NO ESCURO”: FAUSTO E DANTE NA TERRA DO SOL.

Por Celso Sabadin.

Diz a lenda – ou a tradição oral, ou talvez até mesmo a História – que Goethe levou quase 60 anos para escrever “Fausto”, sua obra mais icônica. A trama da venda da própria alma ao diabo, criada pelo famoso escritor alemão a partir de milenares lendas germânicas, teria sido desenvolvida, assim, na passagem entre os séculos 18 e 19, entrando para a História como uma das mais veneradas e revisitadas em todos os tempos. E não por acaso: pactos com demônios continuam sendo uma prática cada vez mais corriqueira nos tempos atuais, como atesta diariamente a própria situação do nosso país.

Nesta nossa transição atual do século 20 para o 21, surge uma nova releitura livre de “Fausto”, feita desta vez pelo cinema brasileiro: “As Almas que Dançam no Escuro”, de Marcos DeBrito. Neste seu novo longa, o roteirista e diretor mantém-se fiel ao gênero horror, mas abandona o humor despojado de seu trabalho anterior – “Condado Macabro” – para mergulhar mais profundamente nos complicados caminhos da culpa.

A partir de seu próprio livro – “Palavras Interrompidas” –  DeBrito investiga as profundezas da dor de Carlos (Paulo Vespúcio), um pai que perde sua filha Fernanda (Elisa Telles) em circunstâncias misteriosas. Decidido a encontrar o causador da morte da garota, Carlos, assim como Dante, desce ao inferno à procura do suposto assassino. E, assim como Fausto, terá de compactuar com o diabo (Francisco Gaspar) para alcançar seu intento.

Na dramaturgia brasileira de “As Almas que Dançam no Escuro”, contudo, o diabo pode estar numa simples casa noturna; a cruz que marca o altar dos sacrifícios pode ser um simples ancoradouro; e o inferno – claro – está sempre dentro das atitudes cotidianas de cada um de nós.

“As Almas que Dançam no Escuro” é um dos longas em destaque no 12º CineFantasy, disponível na internet até o próximo 19 de setembro. O Cinefantasy também disponibiliza presencialmente 12 filmes da mostra competitiva de longas no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. Um dos maiores festivais de cinema fantástico da América Latina, o 12º Cinefantasy exibe um total de 119 filmes de 34 países. Confira toda programação em www.cinefantasy.com.br