“HITLER E CHURCHILL” ESTREIA HOJE E PODE SER VISTO DE GRAÇA.
Por Celso Sabadin.
Com o renascimento do nazifascismo em vários pontos do mundo – Hungria, Brasil, Ucrânia, EUA de Trump, estado de São Paulo, quiosques cariocas – os documentários sobre a Segunda Guerra Mundial passaram a se revestir de um interesse renovado. Afinal, muito se pergunta como pode estar acontecendo, em pleno século 21, o retorno da ideologia torpe que dizimou parte do mundo, há quase 100 anos.
Neste sentido, a minissérie em dois capítulos “Hitler e Churchill: a Águia e o Leão” – que estreia no Brasil exclusivamente no canal Curta! – ajuda a esclarecer alguns pontos a respeito, na medida em que busca as origens da tragédia ainda na Primeira Guerra.
Como o título já diz, o documentário se apoia no paralelismo das trajetórias de Adolf Hitler e Winston Churchill para desenvolver seu roteiro. O britânico, vindo do comando de uma desastrosa campanha militar na Austrália, na Primeira Guerra, que custou a vida de dezenas de milhares de conterrâneos. E o austríaco, ainda um simples cabo desconhecido durante o primeiro conflito mundial. Ambos pintores amadores, ambos com a guerra fortemente inserida em seus DNAs, ambos com distúrbios psicológicos, cada qual, à sua maneira, torna-se protagonista decisivo na História do século 20.
O filme não se rende a maniqueísmos simplificadores, optando sabiamente por uma análise equilibrada: se por um lado não se ocupa em redundantemente demonizar Hitler – já exaustivamente julgado pela História – tampouco busca fazer de Churchill um herói democrático, na medida em que discorre sobre os bombardeios por ele ordenados contra a população civil de Berlim, e não esconde o genocídio de Dresden, empreendido pelos aliados. As imagens são impressionantes.
O resultado pode ser visto em dois episódios (45 minutos cada) que fluem com agilidade e precisão, intensamente emoldurados por um verdadeiro show de importantes e esclarecedoras imagens de arquivo. Incluindo as de um inacreditável “exército cenográfico” armado pelos aliados para iludir os observadores do Reich.
Produzido em 2017 pela França, com roteiro e direção do francês David Korn-Brzoza, “Hitler e Churchill: a Águia e o Leão” estreia no Curta! hoje, 4 de fevereiro, às 23h, com os seguintes horários alternativos: 05 de fevereiro, sábado, às 03h; 06 de fevereiro, domingo, às 19h; 07 de fevereiro, segunda-feira, às 17h; 08 de fevereiro, terça-feira, 11h. Além de estar presente na TV paga, o Curta! tem sinal aberto através do seu site (https://canalcurta.tv.br/) até o fim de fevereiro, quando toda sua programação poderá ser assistida gratuitamente.

