“MENTES EXTRAORDINÁRIAS” DESAFIA PRECONCEITOS.

Por Celso Sabadin.
Road Movie – aquele tipo de filme em que dois protagonistas que a princípio não se toleram são obrigados a empreender uma viagem juntos e acabam se tornando grandes amigos após passarem por várias dificuldades – é uma forma tão recorrente de fazer cinema que praticamente pode ser considerado uma espécie de subgênero.
É verdade que, engessados por fórmulas narrativas, muitas vezes os road movies acabam esbarrando em clichês facilitadores, mas, por outro lado, também é verdade que tais filmes se revelam bastante prazerosos, ainda que previsíveis.
É justamente esta a linha que segue a produção franco-suíça “Mentes Extraordinárias”, estreando no Brasil nesta quinta, 19/05.
O agente funerário Louis (Bernard Campan) se envolve em um pequeno acidente com o entregador de produtos orgânicos Igor (Alexandre Jollien). Sempre estressado e mal-humorado, Louis socorre o sempre solícito e alegre Igor, providenciando seus primeiros socorros. Como não poderia deixar de ser, Igor se encanta com a suposta gentileza de Louis, e passa a segui-lo. Um pequeno mal-entendido fará com que ambos empreendam uma viagem entre a Suíça e a França… na companhia de um caixão de defunto.
Em estilo narrativo que lembra o também francês “Intocáveis”, de 2011, “Mentes Extraordinárias” mescla com habilidade momentos cômicos, dramáticos e aventurescos, e é bem-sucedido na necessária criação de empatia com seus personagens. Sim, todos os elementos-padrão do gênero (ou subgênero) estão no longa, que se destaca dos demais pela vibrante presença de Alexandre Jollie, que assim como seu personagem, também é portador de paralisia cerebral. Jollie é também filósofo, com mais de dez livros publicados, e nunca havia feito cinema. Ele e Campan, que são amigos de longa data, acabam também assinando em conjunto a direção do filme, que tem roteiro da estreante em cinema Helene Gremillon e do próprio Campan.
“Mentes Extraordinárias” estreia nos cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Brasília e Niterói.