“A BATALHA DE SHANGRI-LÁ”: DENUNCIANDO TABUS.

Por Celso Sabadin.

O tema é a sempre aflitiva busca pelas raízes desconhecidas.  Morador de Cuiabá, João (Gustavo Machado) sabe que foi um bebê abandonado pela mãe, mas não sabe os motivos. Atormentado por pesadelos, ele decide viajar até sua pequena cidade natal, onde tentará montar o quebra-cabeças de sua própria história. Lá chegando, porém, João percebe que segredos, intolerâncias, hipocrisias e tabus (do passado e do presente) irão dificultar muito –  talvez impossibilitar – a sua procura.

“A Batalha de Shangri-lá” traz um clima de mistério e suspense dos mais envolventes. O roteirista e diretor estreante – Severino Neto, em parceria com Rafael de Carvalho  – demonstra talento de veterano na criação de climas, desenvolvimento gradativo de personagens e construção das cenas que determinarão o fluxo da trama. Incluindo algumas sutis pistas falsas. Destaca-se também a homogeneidade na eficiente direção de elenco, que consegue extrair de seus atores e atrizes intepretações naturalistas, contidas e de ótima expressividade. Há vários silêncios dos mais bem-vindos.

No elenco estão também Ingra Lyberato, Maria Ceiça, Luciano Bortoluzzi, Andrade Junior, Laíze Câmara, Tatiana Horevicht e Ana Luiza Nunes.

Produzido e filmado em Cuiabá, com cerca de 80% de equipe local, “A Batalha de Shangri-Lá” passou por diversos festivais no Brasil e no exterior, entre eles o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, LABRFF – Los Angeles Brazilian Film Festival (EUA), Manchester Film Festival (Inglaterra), e Oslo Film Festival (Noruega, onde foi finalista na categoria drama), entre outros.

Antes de ser rodado, o longa foi selecionado na 13ª edição do festival Ibermedia, em Madri, onde passou por um laboratório de desenvolvimento de roteiro que teve como consultores os renomados cineastas Karim Ainouz e Tomas Aragay.

Só sugiro, a quem for ver o filme, que o faça sem ler nada sobre ele antes: correm pela mídia sinopses, textos e entrevistas que praticamente contam o final do filme.

Estreia nos cinemas nesta quinta, 11 de agosto.