Com o objetivo de aproximar Brasil e Coreia do Sul por meio da sétima arte, o festival apresenta produções do circuito comercial e do cinema independente, valorizando títulos reconhecidos pela crítica e premiados em festivais na Coreia do Sul e no mundo. Os filmes escolhidos refletem a diversidade e a sofisticação do cinema sul coreano contemporâneo, que tem conquistado reconhecimento mundial.
Serão 60 dias inteiramente dedicados ao cinema sul-coreano, em espaços especialmente preparados para receber o público brasileiro.
O recorte curatorial proposto pelo Prof. Dr. Rubens Rewald para 2025 trata do tema “Diversidade e Modernidade”, no cinema sul coreano, enquanto os debates propostos pelo co-curador Prof. Dr. Josmar Reyes seguem com os temas produção, distribuição, exibição, estudos e pesquisa sobre cinema sul coreano.
O KOFF será realizado nas seguintes cidades:
Piracicaba (SP): 15 a 18 de agosto – Teatro do Engenho Central Goiânia (GO): de 19 a 24 de agosto – SESC Centro
Fortaleza (CE): 26 a 30 de agosto – Cineteatro São Luiz
Porto Alegre (RS): 29 a 31 de agosto – Cinemateca Paulo Amorim Curitiba (PR): 11 a 17 de setembro – Cine Passeio
Belo Horizonte (MG): 16 a 21 de setembro – SESC Palladium São Paulo (SP): 2 a 8 de outubro – Reserva Cultural
Além das exibições, o festival apresenta uma programação complementar que inclui eventos de Abertura e Encerramento, Debates Internacionais em formato híbrido com cineastas e produtores do Brasil e da Coreia do Sul, Oficinas de Produção de Cinema em escolas públicas e uma Noite de Homenagens e Premiações, destacando os grandes nomes desta edição.
Homenagem
Um dos momentos mais aguardados será a homenagem ao renomado cineasta sul-coreano Lee Chang-dong, que acontece na cidade de São Paulo. Como parte da homenagem, seus filmes serão exibidos ao público, celebrando sua contribuição singular ao cinema mundial.
Filmes de Lee Chang-dong que serão exibidos:
“Peppermint Candy” (1999)
“Oasis” (2002)
“Poetry” (2010)
“Secret Sunshine” (2007) à confirmar
Sobre Lee Chang-dong
Lee Chang-dong é um dos mais importantes cineastas da Coreia do Sul e uma figura central no cinema asiático contemporâneo. Nascido em 1954, iniciou sua carreira como romancista e professor de literatura, o que confere sensibilidade poética e profundidade emocional a seus filmes.
Sua filmografia, marcada por temas sociais e personagens marginalizados, inclui títulos aclamados como Peppermint Candy, Oasis, Poetry e Em Chamas (Burning). Além de diretor e roteirista premiado, Lee também foi Ministro da Cultura da Coreia do Sul (2003–2004), consolidando-se como um pensador humanista e influente no cenário cinematográfico internacional.
Clássicos restaurados cebram os 50 anos do Korean Film Archive
A 3ª edição do KOFF também celebra os 50 anos do Korean Film Archive (KOFA), em tradução livre “Arquivo de Filmes Coreanos”, uma organização sem fins lucrativos e o único arquivo de produções com cobertura nacional da Coreia do Sul. Sua principal função é coletar, preservar e organizar filmes e materiais relacionados a filmes, além de promover o acesso a essas coleções.
As obras serão apresentadas em resolução 4K, garantindo uma experiência cinematográfica de alta qualidade. Cada cidade que recebe o festival contará com ao menos um dos filmes restaurados, oferecendo ao público a chance de redescobrir marcos históricos da cinematografia coreana.
Esta especial celebração é resultado da importante parceria entre KOFF(Korean Film Festival), KCCB (Centro Cultural Coreano no Brasil) e KOFA(Korean Film Archive).
Confira os filmes que serão exibidos
“Nakdong River” (1952) – Diretor Jeon Chang-keun “Piagol” (1955) – Diretor Lee Kang-cheon
“The Widow” (1955) – Diretor Park Nam-ok
“The Wedding Day” (1956) – Diretor Lee Byeong-il “Madame Freedom” (1956) – Diretor Han Hyeong-mo “The Flower in Hell” (1958) – Diretor Shin Sang-ok “Money” (1958) – Diretor Kim So-dong
Sobre o Koff
O Festival de Cinema Coreano (KOFF) foi criado em 2023 para celebrar os 60 anos da imigração coreana no Brasil e destacar a qualidade do cinema sul-coreano, em sintonia com o crescente interesse do público brasileiro por produções coreanas. A 1ª edição foi realizada em Piracicaba, em agosto de 2023, no Teatro do Engenho Central, e em São Paulo, no mês de outubro, no Espaço Itaú de Cinema.
Já a 2ª edição, em 2024, repetiu o sucesso nas mesmas datas em Piracicaba e São Paulo. Somando as duas edições, o festival exibiu mais de 100 filmes, entre curtas e longas-metragens, alcançou mais de 6 milhões de visualizações nas redes sociais e distribuiu 35 mil ingressos gratuitos em sessões presenciais.
A realização da terceira edição tem apoio do PROAC – Programa de Ação Cultura do Governo do Estado de São Paulo e da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, e marca a consolidação do festival no calendário cultural nacional, levando a força do cinema sul-coreano a diferentes regiões do Brasil. O festival também integra o Calendário Oficial de Eventos de Piracicaba, por meio da Lei nº 10.010, de autoria do vereador Pedro Kawai.