“PICASSO – UM REBELDE EM PARIS” ILUMINA AS TELAS DE CINEMAS.
Por Celso Sabadin.
Mesmo após 144 anos de seu nascimento e mais de meio século de sua morte, Pablo Picasso continua sendo uma personalidade fortíssima na nossa contemporaneidade. Mesmo porque muitas vezes esses nossos tempos atuais nos dão a impressão que – no fundo – pouco ou quase nada mudou no último século. Vide Guernica, só para citar um exemplo.
Neste contexto, vale muito a nossa atenção a estreia do documentário “Picasso – Um Rebelde em Paris”, que chega aos cinemas brasileiros nesta quinta, 11/09.
Diferente de outros longas documentais mais generalistas (aqueles tipo “googlomentário”), este “Picasso – Um Rebelde em Paris” propõe uma abordagem um pouco mais profunda e analítica da obra do grade artista espanhol, e fixa-se em sua atuação específica na capital francesa, como já adianta o próprio título do filme.
Depoimentos de especialistas aliados a imagens em profusão da obra do artista (que, avesso às vendas, gostava de acumular sua própria produção) fazem deste documentário um fascinante mergulho pela mente inquieta do documentado. Não vou falar “experiência imersiva”, que já virou clichê de qualquer coisa.
O único porém é uma frágil tentativa de criar um gancho histórico/emocional entre Picasso e a narradora/apresentadora do filme, a atriz iraniana de Mina Kavani. O roteiro de Sabina Fedeli, Didi Gnocchi e Arianna Marelli e a direção de Simona Risi tentam vender a ideia que Mina, por ser uma imigrante na Europa, teria algum “lugar de fala” especial para apresentar Picasso, ele próprio um imigrante espanhol em Paris. Não funcionou, não, e até ficou meio bobo. Mas nada que empane o fascínio deste irrequieto artista, cuja obra enche os olhos e os corações de quem assiste ao longa.
“Picasso – Um Rebelde em Paris” integra o Circuito Arte no Cinema, ciclo de documentários sobre arte selecionados pela distribuidora Autoral Filmes nos mercados do Festival de Cannes e da Berlinale 2025. “Andy Warhol – Um Sonho Americano” foi o título de abertura em junho. Os próximos lançamentos nos cinemas brasileiros serão “Maldito Modigliani”, que estreia no dia 13 de novembro, e “Munch – Amor, Fantasmas e Vampiras”, que chega às teças em 4 de dezembro.
Produzido pela Itália, “Picasso – Um Rebelde em Paris estreia nos cinemas de Aracajú (SE), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Vitória (ES).