“BRASILIANA”, QUANDO O MUNDO DESCOBRE O BRASIL.
Por Celso Sabadin.
Houve um período – longo – na história do mundo no qual as sociedades do hemisfério norte tinham pouca ou nenhuma noção do que era o Brasil. Vagas ideias sobre jacarés andando pelas ruas, ou mesmo Buenos Aires sendo a nossa capital faziam parte do imaginário mundial sobre essa terra tão misteriosa localizada lá na “América de baixo”, como diziam alguns.
Uma das principais iniciativas desenvolvidas no sentido de levar um conceito mais verdadeiro de Brasil para os países europeus foi a criação e divulgação da companhia músico-teatral “Brasiliana”, tema do documentário de mesmo nome que estreia nesta quarta, 05/11, no canal Curta.
Inédito, “Brasiliana – O Musical Negro Que Apresentou o Brasil ao Mundo” resgata a trajetória desta companhia de teatro de revista que percorreu mais de 90 países ao longo de seus 25 anos de atividade. A formatação é clássica, mesclando um vasto e preciosíssimo material de arquivo com depoimentos atuais de seus principais fundadores e estrelas, que revisitam a empreitada com olhares afetivos. Um verdadeiro passeio por um importante momento da história brasileira que – como sempre acontece quando o assunto é cultura negra – tende a ser apagado pela mídia.
Abordando também o Teatro Experimental do Negro e o Teatro Folclórico Brasileiro, o documentário mostra como o Brasiliana se tornou referência e passou a frequentar o topo da cultura popular, chegando a ser aplaudido por ícones da época, como Frank Sinatra, Sophia Loren, Nat King Cole e Elizabeth Taylor, entre tantos outros. A participação de Sophia Loren num dos espetáculos do grupo é um capítulo a parte.
A obra também discute as controvérsias, debate o papel do grupo como referência disruptiva em um meio cultural centralizado por artistas brancos e as acusações de reforçar os estereótipos sobre as mulheres brasileiras.
“Brasiliana – O Musical Negro Que Apresentou o Brasil ao Mundo” tem direção de Joel Zito Araújo e pode ser visto no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma. A estreia é em 05 de novembro, às 21h30. Horários Alternativos: dia 06 de novembro, às 01h20 e às 15h20; dia 07 de novembro, às 09h20; dia 08 de novembro, às 15h30; dia 09 de novembro, às 21h30.
O longa faz parte da programação especial do canal no Mês da Consciência Negra. Em novembro, o Curta! irá estrear produções inéditas sobre o tema, incluindo uma maratona de 24 horas no dia 20.

