FIM DE SEMANA: BILHETERIAS INVADIDAS EM LOS ANGELES E ARRASADAS NO JAPÃO.
“Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles” (Battle: Los Angeles) veio com força total, liderou o ranking e foi a segunda melhor abertura do ano, atrás somente de “Rango”, lançamento da semana passada. Mas as outras estréias de nível nacional, “A Garota da Capa Vermelha” (Red Riding Hood) e “Marte Precisa de Mães” não tiveram tanta sorte.
“Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles” fez estimados US$ 36 milhões em aproximadamente 4.700 telas de 3.417 cinemas. Um pouco menos do que “Falcão Negro em Perigo” e “Tropas Estelares”, mas ligeiramente acima da abertura de “O Dia em Que a Terra Parou” (2008).
“A Garota da Capa Vermelha” fez estimados US$ 14,1 milhões em cerca de 3.500 salas de 3.030 cinemas. Menos do que a média dos filmes baseados em contos dos irmãos Grimm, mas acima de um filme de lobisomem. Lobisomens sozinhos (sem a ajuda de vampiros) não têm tanto apelo, então não seria de se esperar que mais uma versão do Chapeuzinho Vermelho repetisse o sucesso dos dois filmes que o inspiraram: “A Saga Crepúsculo” e “Alice no País das Maravilhas”, embora sejam da mesma diretora de “Crepúsculo”, Catherine Hardwicke.
“Marte Precisa de Mães” fez somente US$ 6,8 milhões embora tenha sido lançado em 4.400 telas de 3.117 cinemas, incluindo 2.440 em 3D, que representaram dois terços da bilheteria. Acabou tendo uma estréia mais fraca do que “Planeta 51”, “Space Chimps – Patrulha Estelar” e “Astro Boy”, do mesmo gênero. “Marte Precisa de Mães”, foi produzido por US$ 150 milhões e foi uma das menores aberturas da Disney.
As continuações tiveram uma queda dentro da normalidade. “Rango”, depois de perder 40% da receita, ficou na segunda posição com estimados US$ 23,1 milhões, somando US$ 68,7 milhões em 10 dias nos EUA e Canadá, e US$ 46 milhões no exterior, acumulando uma bilheteria mundial de US$ 114,7 milhões.
“Os Agentes do Destino” (The Adjustment Bureau) perdeu 46%, fazendo US$ 11,5 milhões e chegando a US$ 38,5 milhões em 10 dias, enquanto que “A Fera” (Beastly) caiu 48%, faturando US$ 5,1 milhões, totalizando US$ 17 milhões em 10 dias.
Independentes
A adaptação de Cary Fukunaga (do premiadíssimo “Sem Identidade”, que foi direto para DVD no Brasil) do romance de Charlotte Brontë, “Jane Eyre”, teve um fim de semana promissor. Faturou US$ 182.317 em quatro salas de Nova York e Los Angeles, com uma ótima média de US$ 45.579 por sala. Mais do que o dobro da comédia de “Cedar Rapids” no mês passado (US$ 20.198). Naturalmente, não se pode levar em conta a bilheteria do “roadshow” (exibições promocionais com a presença do diretor antes da estréia oficial) de “Red State”no último fim de semana. “Jane Eyre”, estrelando Mia Wasikowska, Michael Fassbender, Jamie Bell e Judi Dench viu sua bilheteria crescer 53% de sexta para sábado. A combinação de boas críticas com um boca a boca positivo foi responsável pelo interesse despertado.
“Jane Eyre” não foi o único filme independente a brilhar na semana. O drama real sobre um irlandês que trabalhava para mafiosos, “Kill The Irishman”, estreou em cinco salas e faturou US$ 155.000 com uma média de US$ 31.000 por sala. Estrelando Ray Stevenson, Christopher Walken e Vincent D’Onofrio, terá seu circuito aumentado nas próximas semanas.
“Cópia Fiel”, de Abbas Kiarostami, que estréia nesta sexta-feira no Brasil, foi lançado em cinco cinemas de Nova York e Los Angeles. O resultado foi uma receita de US$ 84.000 com uma média de US$ 16.800 por sala. Estrelando Williams Shimell e Juliette Binoche, “Cópia Fiel” também vai expandir para mais 20 mercados nas duas próximas semanas.
Em cartaz em apenas uma sala, “3 Backyards”, de Eric Mendelsohn, faturou US$ 11.000. Estrelando Embeth Davidtz, Edie Falco e Elias Koteas, o filme fez parte da seleção de Sundance no ano passado.
“happythankyoumoreplease” abriu de duas para 19 salas, mas só aumentou 50% da receita, faturando US$ 52.700. Totaliza US$ 95.908.
“Of Gods and Men” se segurou bem em seu terceiro fim de semana. O lançamento da Sony Classics, premiado em Cannes no ano passado, fez US$ 107.919 depois de abrir de sete para 16 cinemas. Em 10 dias, totaliza US$ 293.604 nos EUA e US$ 916.365 no Canadá.
Em seu quarto fim de semana, “The Last Lions” abriu de 14 para 39 salas, faturou US$ 117.501. Totalizou US$ 325.835 e vai expandir para mais salas nas próximas semanas. “I Am”, de Tom Shadyac, faturou US$ 43.950 em sete salas.
Finalmente, em seu quinto fim de semana, “Cedar Rapids”, da Fox Searchlight, também vem fazendo uma boa carreira. Abriu de 235 para 395 cinemas, faturou US$ 955.000, chegando a uma renda total de US$ 4.631.294.
Graças a “Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles” e “Rango”, as bilheterias norte-americanas no fim de semana deram algum sinal de recuperação, mas mesmo assim, ainda ficaram abaixo do mesmo fim de semana do ano passado.
No 10º fim de semana do ano, o faturamento das bilheterias domésticas caiu para US$ 130 milhões, 11,4% menos do que no mesmo período do ano passado, que ficou em US$ 146,8 milhões.
Entre 1º de janeiro e 13 de março, o total acumulado pelas bilheterias em 2011 está em US$ 1.736.373.000, uma diferença de US$ 474.161.000 (-21%) em relação aos US$ 2.210.534.000 arrecadados na mesma altura em 2010. No mês de março a queda em relação a março de 2010 é de 18,8%.
Internacional
Num fim de semana fraco nas bilheterias internacionais – 60% abaixo do fim de semana correspondente em 2010, quando “Alice no País das Maravilhas” ainda reinava absoluta – “Rango” foi o filme nº 1, depois de faturar US$ 23 milhões em 4.963 cinemas em 46 mercados, acumulando uma renda de US$ 46 milhões no exterior.
A Disney não mudou seus planos, e exibiu “Enrolados” em 156 cinemas do Japão “apesar das trágicas condições”. Faturou em dois dias a quantia de US$ 1,6 milhão.
Dada a grande popularidade da Disney naquele país, esse resultado é apenas uma fração do que seria o faturamento de um filme do estúdio do Mickey em condições normais. Ainda assim, a bilheteria de “Enrolados” representou quase a metade dos US$ 3,5 milhões faturados pela história animada de Rapunzel em seu 15º fim de semana de exibição pelo mundo afora em 2.539 salas. O faturamento internacional do filme está em US$ 354,8 milhões, e mundial em US$ 551,5 milhões.
“O Turista” fez US$ 1,3 milhão no Japão, uma queda de 65% em seu segundo fim de semana. No total, faturou US$ 2,2 milhões em 1.089 cinemas de 28 países, totalizando uma bilheteria internacional de US$ 198 milhões.
A Fox relatou que “As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada” – que estava fazendo uma carreira triunfal no Japão – faturou US$ 1,49 milhão em 548 cinemas, a maioria no sul do país. Faturou quase US$ 19 milhões desde a estréia em 25/2. A bilheteria internacional do filme está em US$ 298 milhões.
Entretanto a Paramount, que tinha programado a estréia de “Megamente” no Japão para 12/3 desistiu da idéia. Andrew Cripps, presidente da Paramount Pictures International, disse ao The Hollywood Reporter que não irá lançá-lo naquele país.
Renda Semana/ Renda Total
(em US$)
1 “Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles” 36.000.000/36.000.000
2 “Rango” 23.050.000/68.653.254
3 “A Garota da Capa Vermelha” 14.135.000/14.135.000
4 “Os Agentes do Destino” 11.459.175/38.451.435
5 “Marte Precisa de Mães” 6.800.000/6.800.000
6 “Passe Livre” 5.105.000/34.936.269
7 “A Fera” 5.090.000/16.980.401
8 “Esposa de Mentirinha” 4.000.000/93.981.581
9 “O Discurso do Rei” 3.625.163/129.062.28
10 “Gnomeu & Julieta” 3.546.000/89.031.110
Fonte: Box Office Mojo

