“RIO” SE ENCAMINHA PARA OS US$ 400 MILHÕES DE BILHETERIA.
Outra aventura no Rio de Janeiro, “Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio” fez mais do que o dobro da bilheteria de estréia do desenho “Rio” (US$ 39,2 milhões), e já é a maior bilheteria de estréia de 2011. Foi também a terceira maior bilheteria de estréia de um filme fora da temporada de verão, atrás apenas de “Alice no País das Maravilhas” (2010) que fez US$ 116,1 milhões e “A Paixão de Cristo” com US$ 83,8 milhões. Se for considerado como uma estréia antecipada do verão, como vem sendo apresentada a campanha de marketing, a estréia do novo “Velozes e Furiosos” seria a sétima da temporada de blockbusters (“Homem-Aranha 3” é o recordista com US$ 151,1 milhões ).
Com US$ 83,6 milhões, é também a melhor abertura da série “Velozes e Furiosos”. O filme anterior, de 2009, era a maior bilheteria de estréia até então, com US$ 71 milhões, sendo o atual a maior abertura do mês de abril de todos os tempos. US$ 8,3 milhões vieram dos 243 cinemas IMAX.
Enquanto “Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio” estourou, as outras duas estréias em nível nacional não se saíram bem.
“Deu a louca na Chapeuzinho 2″(Hoodwinked Too! Hood vs. Evil) fez apenas US$ 4,1 milhões em 2.505 cinemas (77% da receita veio de exibições em 3D em cerca de1.900 cinemas), sendo a pior estréia de um grande lançamento em 3D.
A terceira estréia “wide” da semana foi “Prom”, dirigido ao mercado juvenil feminino não encontrou seu público e talvez se recupere no homevideo. Fez meros US$ 5 milhões em 2.730 cinemas. Ainda bem que custou somente US$ 9 milhões. Ficou na 5ª colocação.
A maioria das continuações se segurou bem.
Descendo para a segunda colocação, “Rio” perdeu somente 45% da receita da semana anterior, e fez estimados US$ 14,4 milhões. Com US$ 103,6 milhões em 17 dias, a comédia animada da Carlos Saldanha é a terceira bilheteria de 2011, atrás de “Rango” (US$ 119,9 milhões ) e “HOP- Rebeldes Sem Páscoa” (US$ 105,3 milhões ), mas deverá ultrapassá-los brevemente.
“Tyler Perry’s Madea’s Big Happy Family” caiu 60% e fez estimados US$ 10,1 milhões, chegando aos US$ 41,1 milhões em 10 dias. A queda acompanhou a dos filmes anteriores da série, mas a receita foi bem menor do que os antecessores.
“Água Para Elefantes” caiu 46% e faturou estimados US$ 9,1 milhões, totalizando US$ 32,3 milhões em 10 dias.
Passado o momento, “HOP – Rebeldes Sem Páscoa” caiu 79% depois do fim da Semana Santa, e fez somente US$ 2,6 milhões. Sua carreira no exterior (US$ 59 milhões) deverá compensar a bilheteria doméstica (US$ 51,4 milhões ).
Balanço
Graças a “Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio”, a bilheteria norte-americana, que vinha amargando perdas até a estréia de “Rio”, subiu 51,3% em relação ao mesmo fim de semana do ano passado. Passou de US$ 103.132.000 em 2010 para US$ 156.000.000 em 2011. Um aumento de US$ 52.868.000, que significou uma diferença para cima de 51,3%.
A alta dos preços da gasolina chegou a ser lembrada como um dos fatores que estaria diminuindo a freqüência dos cinemas, incluindo o grupo entre 18 e 35 anos de idade. Tentando reverter a situação, os executivos da indústria chegaram à conclusão que teriam que catapultar os espectadores para fora de casa atraindo-os com um filme dinamite. Com diversos deles, como ”Thor” e “Piratas do Caribe – Navegando em águas misteriosas” para estrear depois de “Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio” a sorte está lançada.
Mesmo assim, até 1º de maio as bilheterias norte-americanas somavam US$ 2.926.034.000 contra US$ 3.436.280.000 em 1º de maio de 2010. Uma diferença para menos de US$ 510.246.000, que significa uma queda de 14,9% no ano.
Internacional
“Thor” liderou as bilheterias internacionais no fim de semana com uma receita de US$ 83 milhões – a melhor bilheteria de abertura internacional do ano. Estreou em 7.250 cinemas de 56 países. Juntando-se à bilheteria de alguns países onde estreou na semana anterior, já acumula uma receita de US$93 milhões no estrangeiro.
“Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio”, que também estreou uma semana antes em alguns territórios, ficou na segunda posição e faturou US$45,3 milhões em 3.211 cinemas de 14 países, acumulando uma bilheteria internacional de US$ 81.4 milhões. No mundo todo, sua bilheteria acumulada está US$ 128,9 milhões. Estréia no Brasil no próximo fim de semana.
“Rio”, que liderou as bilheterias internacionais por três fins de semana consecutivos, caiu para a 3ª posição depois de faturar US$ 31,7 milhões em 10.560 cinemas de 67 países. Sua bilheteria internacional está em US$263 milhões, mais do que o dobro da bilheteria norte-americana.
Apesar de estrear em mais alguns países, “Hop – Rebelde Sem Páscoa” faturou somente US$5,7 milhões em 3.800 cinemas de 53 países, acumulando uma bilheteria de US$ 58,4 milhões no exterior. Ainda falta ser lançado em cinco países.
Independentes
Dentre os filmes com estréias limitadas, “O Travador” ópera de Verdi exibida ao vivo pelo programa “Metropolitan Opera’s The Met: Live in HD” foi a melhor bilheteria de uma transmissão do Metropolitan Opera House, de Nova York até o momento. Fez estimados US$ 2,5 milhões em 870 telas dos EUA. “Dylan Dog: Dead of Night” não atraiu o público esperado, abrindo com US$ 884.625 em 875 cinemas, com uma média de US$ 1.100 por sala.
“Exporting Raymond”, documentário de Phil Rosenthal, faturou estimados US$ 36.010 em 13 cinemas em Nova York, Los Angeles, Filadelfia e outros mercados menores com uma média de US$ 2.770.
“Cave of Forgotten Dreams”, de Werner Herzog, foi lançado em cinco cinemas de Nova York, LA e Chicago com sucesso. Exibido nas versões 2D e 3D, faturou estimados US$ 127.500 com uma ótima média de US$ 25.500 por sala (uma das 10 maiores do ano).
Outras estréias em circuito limitado (Platform, menos de 100 salas) incluem o filme japonês de Takashi Miike, “13 Assassins”, que acompanha um grupo de assassinos que se une para a missão suicida de matar um senhor do mal. Lançado em quatro salas, fez US$ 43.000 com uma média por sala de US$ 10.750.
“Sympathy For Delicious”, estréia na direção de Mark Ruffalo, fez US$ 9.238 em duas salas, com uma média de US$ 4.619.
Entre as continuações, “POM Wonderful Presents: The Greatest Movie Ever Sold” dobrou de 18 para 36 cinemas, mas ainda assim perdeu 17% da bilheteria. Faturou US$ 98.258 com uma média de somente US$ 2.739 por sala, e já totaliza US$ 249. 527.
“Incêndios” abriu de três para 10 salas e fez US$ 71.714 com uma média de US$ 7.171 por sala. A maior média entre as continuações limitadas e a terceira no geral. Totaliza US$ 140.731 somados aos mais de US$ 3 milhões faturados no Canadá (seu país de origem) no ano passado.
“Atlas Shrugged, Part I” saiu de cartaz em quase 100 salas em sua terceira semana, e perdeu 54% da bilheteria, faturando US$ 402.535, com uma média de US$ 1.085. O filme, produzido por US$ 20 milhões, tem uma bilheteria acumulada de US$ 3.881.789.
“Meek’s Cutoff,” abriu de seis para 10 salas e caiu 7% em relação à semana anterior. Fez US$ 33.451 com uma média de US$ 3.345. Seu total está em US$ 138.921.
“Win, Win”, que estréia no Brasil em 17/6 e tem Paul Giamatti no elenco, perdeu salas pela primeira vez em seis semanas: caiu 302 para 86 cinemas e já mostra sinais de cansaço. Mas ainda fez US$ 685.000, e soma US$ 7.631. 000 de bilheteria.
“Jane Eyre” saiu de cartaz em 25 cinemas passando a ser exibido em 294. Faturou US$ 539.000, com uma média de US$ 1.833.
Finalmente, em seu 11º fim de semana, “I Am” subiu para seu maior número de cinemas – 46 – e teve ótimos resultados. O documentário fez
US$ 143.840 com uma média de US$ 3.127, num total de US$ 751.570, muito bom para um lançamento de pequeno porte.
Média por sala filmes independentes
Filme Média /
por sala/Salas
1
“Cave of the Forgotten Dreams”
25.500/5 salas
2
“13 Assassins”
10.750/ 4salas
3
“Incêndios”
7.170/10 salas
4
“Meet Monica Velour”
5.800/1 sala
5
“Sympathy For Delicious”
4.619/2 salas
6
“Lebanon, PA”
3.600/2 salas
7
“Meek’s Cutoff”
3.350/10 salas
8
“I Am”
3127/46 salas
9
“Exporting Raymond”
2.770/13 salas
10
“POM Wonderful Presents: The Greatest Movie Ever Sold
2.729/ 36 salas
Fonte indieWIRE.com
Bilheterias Filmes de estúdio no fim semana
Renda Semana/ Renda Total (em US$)
1
“Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio”
83.629.800
83.629.800
2
“Rio”
14.400.000
103.627.015
3
“Tyler Perry’s Madea’s Big Happy Family”
10.050.000
41.080.114
4
“Água Para Elefantes”
9.125.000
32.262.801
5
“Prom”
5.000.000
5.000.000
6
“Deu a louca na Chapeuzinho 2″
4.140.000
4.140.000
7
“Soul Surfer”
3.300.000
33.775.152
8
“Sobrenatural”
2.687.172
48.307.408
9
“HOP- Rebeldes Sem Páscoa”
2.556.680
105.276.245
10
“Contra o Tempo”
2.532.000
48.909.364
Fonte: IndieWire

