Helvécio Ratton e Frei Betto realizam debate sobre “ Batismo de Sangue”

O cineasta Helvécio Ratton e Frei Betto participam na próxima sexta-feira (13) do programa “Troca de Idéias”, no Centro Cultural do Nordeste, em Fortaleza. O tema é o filmes “Batismo de Sangue”, dirigido por Ratton e inspirado no livro homônimo escrito por Frei Betto. Estará presente no debate também, o Frei Fernando de Brito, outro personagem da história.
Filme e livro contam a participação de frades dominicanos na luta clandestina contra a ditadura militar, no final dos anos 60. Movidos por ideais cristãos, eles decidem apoiar a luta armada, e são presos e torturados.
Ratton acompanha diretamente a vida de Frei Tito( Caio Blat) que, preso e enterrogado pelo temido delegado Fleury(Cássio Gabus Mendes) sofre terríveis torturas. Meses depois, um grupo guerrilheiro seqüestra o embaixador suíço no Brasil, exigindo a libertação de setenta presos, entre eles Frei Tito. Contra sua vontade, é mandado para o exílio e vai viver na França.
Mesmo longe do Brasil, Tito não consegue ficar livre de seus carrascos. Por onde passa, acredita estar sendo vigiado e ameaçado por Fleury. Com intuito de pôr fim ao seu martírio e se livrar de seus perseguidores, Frei Tito comete suicídio
Alternando momentos de idealismo e violência típicos da época, Ratton traz às novas geracoes um bom retrato dos anos de chumbo.