“Querô” e “Vida Maria” emocionam a platéia do Cine Ceará

Ainda é cedo para dizer. Afinal, estamos apenas no segundo dia da Mostra Competitiva do 17º. Cine Ceará. Mas pelo menos até o momento o evento já mostrou dois grandes filmes que podem ser considerados favoritos a boas premiações: o curta “Vida Maria”, do cearense Márcio Ramos, e o longa “Querô”(foto), do paulista Carlos Cortez. Para os freqüentadores do circuito dos festivais, os dois filmes não são exatamente novidades, pois já foram premiados em outros eventos. Mas para quem os vê pela primeira vez, o entusiasmo é inevitável.
“Vida Maria” é o filme de estréia de Márcio Ramos, jovem realizador com experiência no mercado publicitário, mas que nunca havia realizado antes um filme não comercial. O resultado é surpreendente e emocionante. Em pouco mais de oito minutos de animação de primeira qualidade, o curta mostra o desesperador ciclo de vida das pobres ’’Marias” sem futuro que habitam por todo o país. “Tive a idéia de fazer este filme, e um amigo meu me disse para fazê-lo em animação, pois assim ficaria pronto em dois meses. Que nada! Demorei dois anos para terminá-lo”, diz o bem-humorado diretor, já premiado em Cuiabá e Recife.
Já “Querô” é um forte drama baseado na obra homônima de Plínio Marcos. Dirigido por Carlos Cortez e totalmente filmado na cidade de Santos, o filme é um contundente painel sobre meninos de rua, personificados através do personagem Querô (o ótimo estreante Maxwell Nascimento), garoto abandonado pela sua mãe, poucos dias após seu nascimento. O filme deve estrear no circuito comercial na primeira quinzena de agosto, e garantiu fortes emoções à platéia presente no Cine Ceará.