DIVULGADOS OS CONCORRENTES DO 38o. GUARNICÊ.

Entrando na sua 38a. edição, um dos eventos mais tradicinais do país, o Festival Guarnicê de Cinema movimentará o mês de junho na capital maranhense. Entre as luzes das festas juninas, o brilho, ritmos e cores das manifestações da cultura popular nordestina, o público terá a oportunidade de assistir gratuitamente a exibição de diversos filmes, dentre eles 17 curtas e quatro longas metragens, selecionados para a mostra competitiva oficial.

O anúncio oficial dos filmes selecionados foi realizado na sexta-feira (08), pelo júri de pré-seleção, formado pela cineasta Ione Coelho, licenciada em Educação Artística pela UFMA e produtora de filmes; o cineasta e publicitário, Arturo Sabóia, e o cineasta e diretor executivo da distribuidora Petrini Filmes, Raffaele Petrini, graduado em História e Crítica de Cinema na Universidade de Cagliari, na Itália.

A previsão dos organizadores é que o evento seja prestigiado por mais de dez mil pessoas distribuídas entre os diversos pontos culturais. O diretor do DAC, Professor Gersino dos Santos, coordenador geral do festival, afirma que, por meio do Guarnicê “a UFMA projetará os novos talentos estaduais e nacionais da sétima arte, as tendências das linguagens audiovisuais e os novos olhares com o foco privilegiado de documentaristas e ficcionistas brasileiros”, disse Santos.

Segundo o coordenador geral, “São 38 anos de luz, artes e produção que contribuem com o cinema nacional para incentivar, fomentar e difundir a realização de produções audiovisuais no Brasil”. O Festival Guarnicê é projeto vencedor do Petrobras Cultural, que vem renovar uma parceria que já dura 11 edições”, disse Santos.

O festival acontecerá de 08 a 13 de junho em espaços culturais do centro histórico da capital maranhense. O 38º Guarnicê de Cinema é uma realização do Governo do Estado; UFMA, por meio do Departamento de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e Fundação Sousândrade. Patrocinado pela Petrobras e Banco do Nordeste, o Festival tem o apoio da Associação dos Produtores e Cineastas do Maranhão (Aprocima), Universidade FM e Rock Filmes.

 

RELAÇÃO DOS FILMES SELECIONADOS PARA O 38º FESTIVAL GUARNICÊ

 

CURTAS METRAGENS:

 

OLHOS DE BOTÃO

Ficção, 2015, 18’. PE. Livre/Direção/Produção: Marlom Meirelles.

 

O JOGO

Ficção, 2014. 18’ 45”. SP. 16 anos. Direção/Produção: Pedro Coutinho/ Álvaro Valente e Heitor Dhalia

 

OLHARES PERDIDOS

Ficção, 2014. 08’. RJ. Livre. Direção/Produção: Henrique Saladini

 

CHIAROSCURO

Animação, 2014. 07’ 48”. MA. Livre. Direção/Produção: Daniel Drummond

 

CINE PAISSANDU: HISTÓRIA DE UMA GERAÇÃO

Documentário, 2013. 15’. RJ. 10 anos. Direção/Produção: Christian Javas

 

DE FINO GOSTO

Ficção, 2014. 14’ 07”. RJ. Livre. Direção/Produção: Marco Bravo e Adriana Pires

 

CARRANCA

Ficção, 2014. 18’ 45”. BA, Livre, Direção/Produção: Wallace Nogueira e Marcelo Matos/ Tiago Tao

           

COMO SÃO CRUÉIS OS PÁSSAROS DA ALVORADA

Ficção, 2015, 21’. MG. 12 anos. Direção/Produção: João Toledo/Marcella Jacques.

 

CABOCLOS NKISIS – A TERRITORIALIDADE DE BANTO NO BRASIL E EM CUBA

Documentário, 2015. 31’ 45”. MA. Livre, Direção/Produção: Ana Stela Cunha/Sync Cultural

 

O NOME DO DIA

Ficção, 2015. 18’ 51”. RJ. Livre. Direção/Produção: Marcello Quintella e Boynard.

 

O BOM COMPORTAMENTO

Ficção, 2014. 19’. RJ. Livre. Direção/Produção: Eva Randolph e René Guerra.

 

DO MEU LADO

Ficção, 2014. 14’. RJ. Livre, Direção/Produção: Tarcísio Lara Puiati/Daniela Santos, Eduardo Ades e Tiago Campany.

 

ESTÁTUA!

Ficção, 2013. 25’. SP. 16 anos. Direção/Produção: Gabriela Amaral Almeida/ Lara Lima.

 

ALGUM LUGAR NO RECREIO

Ficção, 2014. 22’, SP. Livre, Direção/Produção: Caroline Fioratti/Rui Pires e André Montenegro.

 

O ASFALTO

Ficção, 2014. 13’ 51”. SP. 12 anos. Direção e Produção: Pedro Cortese, Beatriz Zilberman e Piera Peres Portasio.

 

MARATUQUE UPAON-AÇU. HOMENAGEM AO DIA DA MULHER

Documentário, 2015. 09’. MA. Livre. Direção: Manlio Macchiavello.

 

O MISTÉRIO DAS TULHAS

Documentário, 2015. 09’ 42”. MA. Livre. Direção: Ananda Cardoso.

 

LONGAS METRAGENS:

O ÚLTIMO CINE DRIVE IN

Ficção, 2014. 98’ 20”. DF, 12 anos, Direção/Produção: Iberê Carvalho.

 

ELA VOLTA NA QUINTA

Ficção, 2014. 108’. MG. Livre, Direção/Produção: André Novais Oliveira.

 

SEM PENA

Documentário, 2014. 87’. SP. 12 anos. Direção/Produção: Eugenio Puppo.

 

ENTRETURNOS

Ficção, 2014. 82’. ES. 16 anos. Direção/Produção: Edson Ferreira/Penha Garcia e Edson Ferreira.

 

PAUTA/ENTREVISTAS

Coordenação Geral: Professor Gersino dos Santos – 98 9906 3318

 

Mais informações através do site: www.cultura.ufma.br/38guarnice