“APESAR DA CRISE”, 15ª GOIÂNIA MOSTRA CURTAS RECEBE MAIS DE 900 INSCRIÇÕES.

A décima quinta edição da Goiânia Mostra Curtas recebeu 905 inscrições de curtas-metragens produzidos em 24 estados e no Distrito Federal. O Icumam – Instituto de Cultura e Meio Ambiente, organização não-governamental que realiza o festival, recebeu as candidaturas, entre 26 de maio e 30 de julho de 2015. O resultado do processo seletivo será divulgado em 1º de setembro, data marcada para o lançamento oficial da edição comemorativa dos 15 anos da Goiânia Mostra Curtas, programada de 6 a 11 de outubro, no Teatro Goiânia.

Até o momento, o festival conta com patrocínio da Petrobras. Com o projeto aprovado pela Lei Rouanet, o Icumam busca outros parceiros junto a empresas e organizações do terceiro setor.

“O grande número de filmes inscritos comprova a vigorosa produção que vem de norte a sul do Brasil e que já está no circuito nacional e internacional de festivais”, ressalta a diretora geral da 15ª Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla. Segundo ela, o crescente número de inscrições se justifica pelo fortalecimento na produção, da profissionalização e do debate permanente, que possibilita reflexão e avanço.

Para Abdalla, “a democratização da tecnologia digital, leis de incentivo e editais também colaboram para este florescimento”. Sintomática é a participação ampliada de estados como Piauí, Maranhão, Sergipe que, entre outros, não apresentavam expressividade em mostras anteriores. “Percebemos que o aumento de fomento que vai de encontro com a profissionalização, tem reflexo na quantidade e qualidade das produções”, confirma.

De acordo com a direção geral da Goiânia Mostra Curtas, o estado que tem maior número de filmes inscritos, em 2015, é São Paulo, com 243 produções. Em segundo lugar no ranking está o Rio de Janeiro (145) seguido de Goiás (83), Minas Gerais (56) e Rio Grande do Sul (48). Somente Tocantins e Acre não têm representação no processo seletivo deste ano.

 

O cinema de ficção tem 482 filmes inscritos e os documentários são 226. A Goiânia Mostra Curtas, que acolhe todos os gêneros em sua programação, também contabiliza a inscrição de 104 obras experimentais e 93 curtas de animação. Os classificados serão programados em cinco mostras competitivas: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Municípios, Curta Mostra Goiás, 14ª Mostrinha e Curta Mostra Cinema nos Bairros.

 

Premiação

A locação de equipamento, edição de som, gravação de dublagem, cursos estão entre produtos e serviços oferecidos por empresas parceiras da Goiânia Mostra Curtas para os curtas-metragens vencedores do festival. Destaque também para o prêmio Aquisição SESC TV. “Todos os anos, a premiação tem como objetivo incentivar a realização de novos curtas-metragens”, ressalta a diretora geral da 15ª Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla.

A diretora geral da 15ª Goiânia Mostra Curtas lembra ainda que grandes nomes do audiovisual brasileiro começaram dirigindo curtas-metragens. “O curta dá liberdade para experimentações e possibilita também o alcance de determinada qualidade que confirma que a produção audiovisual brasileira está caminhando para se firmar como indústria e como produto de grande rentabilidade”, finaliza.

 

Confira o balanço de inscrições por estado:

Alagoas: 07

Amapá: 03

Amazonas: 06

Bahia: 45

Ceará: 44

Distrito Federal: 31

Espirito Santo: 28

Goiás: 83

Maranhão: 04

Mato Grosso do Sul: 10

Mato Grosso: 07

Minas Gerais: 56

Pará: 08

Paraíba: 14

Paraná: 54

Pernambuco: 30

Piauí: 03

Rio de Janeiro: 145

Rio Grande do Norte: 12

Rio Grande do Sul: 48

Rondônia: 01

Roraima: 02

Santa Catarina: 17

São Paulo: 243

Sergipe: 04