ZOOTOPIA CHEGA A US$ 1 BILHÃO.
por Wanda de Andrade.
As Tatarugas Ninja: Fora das Sombras liderou o fim de semana facilmente, embora tenha sido mais uma continuação a estrear bem abaixo do filme anterior. Faturou US$ 35,3 milhões em 3.701 cinemas, ou seja, mais de 46% abaixo dos US$ 65,6 milhões faturados por As Tartarugas Ninja em 2014 a que faturaram US$ 493,2 milhões no mundo todo.
Os dois outros lançamentos caminharam em direções opostas: Como Eu Era Antes de Você faturou muito acima dos previstos US$ 18 milhões, mas Popstar: Never Stop Never Stopping fracassou e estreou na 8ª posição.
Ao contrário da semana passada, as continuações não garantiram a festa.
X-Men: Apocalipse caiu para a segunda posição, depois e perder 66% da bilheteria da estreia na semana anterior. No exterior, pelo contrário, os X-Men não tiveram dificuldade em derrotar as Tartarugas Ninja, faturando US$ 84,4 milhões em 66 países, totalizando US$ 286 milhões, cruzando assim, a marca dos US$ 400 milhões globais no segundo fim de semana.
Alice Através do Espelho, estreia da semana anterior, perdeu 60%. E todas as outras estreias caíram entre 40% e 50%.
Exceto Capitão América: Guerra Civil, ainda na sexta posição com US$ 389 milhões, devendo ser o único filme ultrapassar os US$ 400 milhões nas bilheterias domésticas em 2016.
Fechando as cinco primeiras posições, Alice Através do Espelho ficou na 4ª posição com US$ 10,7 milhões e Angry Birds: O Filme, com US$ 9,8 milhões na 5ª.
Embora tenha saído das Top 10, Zootopia se tornou o segundo lançamento de 2016 a faturar US$ 1 bilhão global. Já é a segunda maior bilheteria do ano, atrás apenas de Capitão América: Guerra Civil. No total, cinco filmes de 2016 já arrecadarm mais de US$ 300 milhões, dois menos do que os sete que chegaram lá em 2015. Mas pode ser que esta situação ainda se reverta, já que em 2016 serão lançados 55 filmes em grandes circuitos, contra 49 em 2015.
Warcraft continuou sua expansão internacional, antes de estrear nos EUA e no Brasil na semana que vem. Arrecadou US$ 29,9 milhões em 28 países, totalizando US$ 70 milhões. Enquanto faz sucesso no exterior, as previsões para a estreia nos EUA não são muito otimistas, esperando-se uma bilheteria de estreia entre US$ 22 milhões-US$ 24 milhões.
As Top Ten da semana totalizam US$ 123 milhões – abaixo das expepectativas, e US$ 2 milhões abaixo do primeiro fim de semana de junho 2015, quando estavam em cartaz A Espiã que Sabia de Menos e Sobrenatural: A Origem. Mas, as bilheterias deverão subir no próximo fim de semana com três lançamentos em grande circuito: Warcraft (Universal), Invocação do Mal 2 (Warner Bros.) e Truque de Mestre: O 2º Ato.
Enquanto isso, as continuações seguem desapontando no verão 2016.
Numa síndrome que a indústria está chamando de Sequelitis (de sequel continuação), “o equivalente do vírus Zica” contagiou a maioria dos estúdios. Seus sintomas são: bilheteria fraca, saídas bruscas de cartaz e críticas desdenhosas nas redes sociais.
O último filme a ser atingido pelo vírus da sequelite foi As Tatarugas Ninja: Fora das Sombras. O filme segue uma longa série de continuações e derivados que fracassaram em relação ao filme inicial como X-Men: Apocalipse, Alice Através do Espelho e Vizinhos 2, que vieram se juntar a Kung Fu Panda 3, Casamento Grego 2, Segurança de shopping 2, O Caçador e a Rainha do Gelo, que perderam milhões.
Mas algumas continuações foram bem sucedidas: Star Wars: O Despertar da Força, Capitão América: Guerra Civil, Velozes e Furiosos 7, Minions, Batman vs. Superhomem: A Origem da Justiça, Mad Max; Estrada da Fúria por exemplo.
A atração dos estúdios por estas continuações se explica pelo retorno financeiro obtido com produtos de merchandiding. Personagens destas continuações vendem carros e cereais. Inspiram brinquedos, parques temáticos e estampam camisetas. Estúdios de cinema são apenas uma pequena porção de grandes conglomerados de mídia. Seu valor não é medido pela bilheteria. Eles existem para criar propriedades intelectuais que podem virar produtos de consumo, estúdios de televisão e outras divisões de conglomerados como Viacom, Comcast ou Time Warner. Por isto ações da Disney caíram quando o faturamento dos parques temáticos decepcionou enquanto o faturamento do estúdio já ultrapassou os US$ 4 bilhões nas bilheterias globais de 2016.
Em parte por causa do fim de semana de Memorial Day ter caído uma semana mais tarde, maio 2016 faturou menos 15,1% do que maio 2015, totalizando US$ 912,7 milhões. O pior maio desde 2010. Mas apesar desta queda, 2016 está se delineando o melhor ano cinematográfico da história do cinema, pois até 31 de maio, as bilheterias de 2016 já somavam US$ 4,47 bilhões, um aumento de 3,4% em relação a 2015.
Vejamos a semana.
As Top Ten
- As Tatarugas Ninja: Fora das Sombras Teenage Mutant Ninja Turtles: Out of the Shadows /Paramount) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A-; Metacritic: 40; Faturou: US$ 35.250.000 em 4.071 salas; MPS (média por sala): US$ 8.659; Totaliza: US$ 35.250.000
As Tatarugas Ninja: Fora das Sombras produzido por US$ 135 milhões pelo estúdio Platinum Dunes, de Michael Bay, atraiu um público mais jovem do que o primeiro filme em 2014, embora exigisse que menores de 13 anos fossem acompanhados de um adulto. 51% da plateia tinha menos de 25 anos comparados com os 45% na abertura do primeiro filme.
Uma bilheteria de US$ 35 milhões não seria por si só um mau começo, mas cobrir um custo superior a US$ 100 milhões não é assim tão fácil. Felizmente a bilheteria internacional está se saindo bem, já tendo faturado US$ 34 milhões. O que poderá levar ao ponto de equilíbrio (despesas=receitas) e se aproximar da bilheteria do filme anterior, chegando aos US$ 350 milhões nos cinemas internacionais.
- 2. X-Men: Apocalipse (20th Century Fox) – Está na 2ª semana e caiu da 1ª para a 2ª colocação. Faturou: US$ 22.325.000 (-66%) em 4.153 salas (+3); MPS: US$ 5.376; Totaliza: US$ 116.498.000
A volta das tartarugas tirou X-Men: Apocalipse da liderança das bilheterias. A continuação da saga do super-heróis caiu mais de 65% e arrecadou somente US$ 22,3 milhões. O primeiro filme dos X-Men arrecadou US$ 116 milhões desde o Memorial Day. Entretanto, X-Men: Apocalipse já arrecadou US$ 84,4 milhões em 66 países, totalizando US$ 286 milhões internacionais, tingindo os US$ 400 milhões globais.
- Como Eu Era Antes de Você Me Before You (Warner Bros.) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A; Metacritic: 51; Faturou:
US$ 18.270.000 em 2.704 salas; MPS: US$ 6.757; Totaliza: US$ 18.720.000
Com uma bilheteria estimada em US$ 15 milhões, a comédia romântica que conta a história de uma cuidadora (Emilia Clarke de Game of Thrones) que se apaixona ´por uma milionário paralítico (Sam Claflin) abriu com US$ 18,3 milhões acima dos US$ 15 milhões esperados. Rodado por apenas US$ 20 milhões, o filme é baseado no best seller homônimo de Jojo Moyes. A Warner relatou que 81% do público eram mulheres, com 53% delas acima dos 35 anos.
Filmes voltados para o público feminino geralmente têm um bom desempenho na sexta-feira de estreia, e não é incomum perderem público no dia seguinte. Como Eu Era Antes de Você abriu com US$ 7,77 mihões na 6ª feira, caiu 20,5% no sábado e 30% no domingo. Mas com a nota “A” na pesquisa CinemaScore e dois terços da audiência com idade superior a 25 anos, público que não costuma sair correndo para conferir um filme na primeira semana, seu futuro deve estar garantido.
- Alice Através do Espelho (Buena Vista) – Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ 10.691.000 (-61%) em 3.763 salas (igual); MPS: US$ .841; Totaliza: US$ 50.773.000
Alice Através do Espelho continuou procurando seu público no segundo fim de semana. Ficou na 4ª posição com US$ 10,7 milhões em 3.763 salas toalizando US$ 50,8 milhões.
- Angry Birds: O Filme The Angry Birds Movie (Sony) – Está na 3ª semana e caiu da 3ª para a 5ª colocação. Faturou:
US$ 9.775.000 (-48%) em 3.484 salas (-448); MPS: US$ 2.806; Totaliza: US$ 86.678.000
- Capitão América: Guerra Civil (Buena Vista) – Está na 5ª semana e caiu da 4ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 7.591.000 (-51%) em 3.084 salas (-311); MPS: US$ 2.461; Totaliza: US$ 388.946.000
Capitão América: Guerra Civil faturou US$ 379 milhões desde 6/5.Mas ao fim do mês estava US$ 34,28 milhões atrás de Vingadores: Era de Ultron nos mesmos dias de exibição. Era de Ultron liderou as as bilheterias de maio 2015 com US$ 427.5 milhões e em 26 dias de lançamento já havia faturado US$ 413,3 comparados a US$ 388 milhões de Guerra Civil.
- Vizinhos 2 (Universal) – Está na 3ª semana e caiu da 5ª para a 7ª colocação. Faturou US$ 4.700.000 (-50%) em 2.417 salas (-999); MPS: US$ 1.945; Totaliza: US$ 48.560.000
- Popstar: Never Stop Never Stopping (Universal) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B; Metacritic: 70; Faturou: US$ 4.630.000 em 2.311 salas; MPS: US$ 2.003; Totaliza: US$ 4.630.000
A terceira estreia da semana, a paródia musical Popstar: Never Stop Never Stopping naufragou nas bilheterias faturando apenas US$ 4,6 milhões em 2.311 cinemas. O documentário, que custou US$ 21 milhões, é estrelado por Andy Samberg como um prodígio musical no gênero Justin Bieber. Os músicos retratados são conhecidos por seu trabalho no programa no Saturday Night Live, onde compuseram Dick em a Box e I’m on a Boat. Mas sátiras não costumam fazer sucesso, nem se sustentar em grandes lançamentos.
Precedido de críticas positivas, teria se saído melhor num lançamento menor. Deve fazer sucesso em DVD.
- Mogli: O Menino Lobo (Buena Vista) – Está na 8ª semana e caiu da 6ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 4.247.000 (-40%) em 1.990 salas (-533); MPS: US$ 2.134; Totaliza: US$ 347.470.000
Foi a segunda maior bilheteria do mês de maio, totalizando US$ 102,3 milhões, sendo o único filme, além de Capitão America: Guerra Civil, a faturar mais de US$ 100 milhões no mês. Estreou com US$ 103,2 milhões em meados de abril e totaliza mais de US$ 885 milhões internacionalmente.
- Dois Caras Legais (Warner Bros.) – Está na 3ª semana e caiu da 7ª para a 10ª colocação. Faturou US$ 3.520.000 (-46%) em 1.888 salas (-977); MPS: US$ 1.864; Totaliza: US$ 29.121.000
As Independentes
Lideradas por The Wailing, filme sul coreano exibido em Cannes, as estreias independentes desta semana mostraram mais força do que as da semana passada.
Em Nova York, três estreias independentes fizeram uma média por sala superior a US$ 10.000: os documentários The Witness e Art Bastard e o drama The Fits.
As continuações Love & Friendship (Amazon Studios/Roadside Attractions) e The Lobster se sustentaram bem em suas expensões para mais salas.
The Wailing (Well Go USA) – ESTREIA – Nota Metacritic: 70; esteve no Festival de Cannes 2016. Faturou: US$ 224.700 em 32 salas; MPS (per theater average): US$ 7.022
O filme sul coreano exibido no último Festival de Cannes, fez muito sucesso em seu país e estreou esta semana nos EUA, tendo tido um aumento de 54% nas bilheterias entre sexta-feira e sábado.
The Witness (FilmRise) – ESTREIA – Nota Metacritic: 78; esteve no festival de Nova York 2016; Faturou: US$ (est.) 13.000 em 1 sala; MPS: US$ 13.000
Apovado pela critica, este documentário sobre um assassinato ocorrido em 1960 em Nova York atraiu a atenção do público da cidade. Estreia em Los Angels na próxima semana e em seguida em outras praças.
Art Bastard (Cavu) – ESTREIA – Nota Metacritic: 70; Faturou US$ 19.600 em 2 salas; MPS: US$ 9.800
Documentário sobre um pintor nova-iorquino atraiu a atenção do público de Nova York, principalmente depois de uma ótima critica pulicada no jornal The New York Times. Estreia em Los Angeles na próxima semana e depois expande para outras cidades.
Love & Friendship (Roadside Attractions) – Está na 4ª semana e faturou US$ 2.160.000 em 819 salas (+326); Totaliza: US$ 7.042.000
Embora a adaptação do romence de Jane Asten ainda faça algum sucesso, perdeu cerca de US$ 250.000 de bilheteria e metade da MPS.
The Lobster (A24) – Está na 4ª semana e faturou US$ 1.550.000 em 560 salas (+444). Totaliza US$ 4.000.000
A abertura para mais salas correspondeu a um aumento de bilheteria da ordem de 106%.
A Intrometida (The Meddler/Sony Pictures Classics) – Está na 7ª semana e faturou US$ 257.878 em 222 salas (-198), totalizando US$ 3.648.000
O filme estrelado por Susan Sarandon sobre a relação entre mãe e filha perdeu salas e receita (-51%) e deverá fechar com m bilheteria em torno de US$ 4 milhões. Estreia no Brasil em 21/7.
As Internacionais
A notícia internacional mais importante da semana foi a bilheteria global de Zootopia ter ultrapassado a marca do US$ 1bilhão, se tornando o segundo filme de 2016 a conseguir o feito. O outrofilme foi Capitão América: Guerra Civil, também da Disney.
È o quarto filme de animação a conseguir tal bilheteria e vai juntar-se a Frozen, Minions e Toy Story 3. Em 17 semanas de exibição faturou US$ 337,2 milhões em casa e US$ 662,8 milhões no exterior.
Atualmente o clube do bilhão de dólares tem 26 filmes, dos quais 11 são da Disney.
Eis as cinco maiores bilheterias internacionais da semana:
1- X-Men: Apocalipse faturou US$ 84,4 milhões no exterior com um aumento de 52,% 5. Está em cartaz em 66 países, liderados pela China onde estreou com US$ 59 milhões. Totaliza US$ 286 milhões nas bilheterias internacionais e US$ 402,5 milhões globais. Já faturou US$ 15,9 milhões no Brasil.
2 As Tatarugas Ninja: Fora das Sombras estreou com US$ 34 milhões em 40 países totalizando US$ 65 milhões globais. Faturou mais nos EUA do que no exterior, o que é raro para um blockbuster do verão. Mas só estreia na China em 2/7, o que pode mudar este resultado.
3 – Alice Através do Espelho faturou US$ 30,9 milhões no exterior que significaram uma queda de 52,4% em 45 países, totalizando US$ 125,5 milhões internacionais e US$ 186,2 milhões globais. Faturou US$ 49,5 milhões na China e US$ 6,7 milhões no Brasil.
4 - Warcraft faturou US$ 29,9 milhões no exterior, com uma queda de 5,3% percent, em 28 países. Totaliza US$ 17,3 milhões na Rússia e US$ 2,8 ilhões no Brasil.
5 – Angry Birds: O Filme faturou US$ 31.8 ilhões no exterior, com um aumento de 7,8% em 87 países. Totaliza US$ 157,2 milhões internacionais e US$ 284.4 globais. Já faturou US$ 49 milhões na China e US$ 6,4 milhõesno Brasil.
Bilheterias Americanas | |||
Renda | Renda | ||
Semana | Total | ||
(US ) | (US ) | ||
1 | As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras | $35.250.000 | $35.250.000 |
2 | X-Men: Apocalipse | $22.325.000 | $22.325.000 |
3 | Como Eu Era Antes de Você | $18.270.000 | $18.270.000 |
4 | Alice Através do Espelho | $10.691.000 | $10.691.000 |
5 | Angry Birds: O Filme | $9.775.000 | $9.775.000 |
6 | Capitão América: Guerra Civil | $7.591.000 | $7.591.000 |
7 | Vizinhos 2 | $4.695.695 | $4.695.695 |
8 | Popstar: Never Stop Never Stopping | $4.632.130 | $4.632.130 |
9 | Mogli: O Menino Lobo | $4.247.000 | $4.247.000 |
10 | Dois Caras Legais | $3.520.000 | $3.520.000 |
Fonte: rentrak/Comscore |