O OSCAR NAS BILHETERIAS.

por Wanda de Andrade.

 

Num ano em que Hollywood resolveu ser politicamente correta, o Oscar 2018 foi o Oscar da diversidade e da inclusão. No palco e nas telas.

E ainda abriu espaço para apoiar os movimentos #MeToo e Time’s Up e denunciar os poderosos da indústria.

Ashley Judd, Salma Hayek e Annabella Sciorra — as três atrizes que acusaram o produtor Harvey Weinstein de assédio— usaram o microfone para pedir que daqui para a frente, a Academia de Hollywood se baseie em critérios de igualdade e diversidade nas suas indicações.

 

Além dos premiados, foram escolhidos apresentadores aprovados pela lei da ficha limpa. Jennifer Lawrence, Jodie Foster entregaram o Oscar de melhor atriz no lugar de Casey Affleck, que desistiu por estar sendo investigado por assédio.

E comprovando que os tempos realmente mudaram, Daniela Veja, estrela de Uma Mulher Fantástica, filme chileno vencedor do prêmio de melhor filme estrangeiro, foi a primeira transexual a apresentar um prêmio no Oscar, e filmes tão diferentes entre si como A Forma da Água, Corra, O Destino da uma Nação, e Trama Fantasma foram indicados.

 

Os envelopes com o nome dos vencedores também mudaram. Este ano, as letras estavam bem maiores.

 

Houve um tempo em que o grande vencedor da noite era o filme de maior orçamento e maior bilheteria. Antes ou depois da premiação. Em 1982, Carruagens de Fogo faturou US$ 184 milhões nas bilheterias, dos quais US$ 107 milhões foram arrecadados depois do Oscar.

Agora, nos últimos três anos venceram filmes independentes como 12 Anos de Escravidão, Spotlight: Segredos Revelados e Moonlight: Sob a Luz do Luar derrotaram filmes de estúdio como Gravidade, O Regresso e La La Land e levaram o Oscar de melhor filme.

Hoje, 139% da receita de um filme é conquistada depois da premiação. Mas não nas bilheterias. Nos EUA os grandes vencedores como A Forma da Água e Dunkirk já estão disponíveis para assistir por streaming, onde e quando se quiser. Em 13 de março, Me Chame pelo Seu Nome também já poderá ser baixado para múltiplas plataformas. O único filme que ainda demora um pouco a ser lançado é o vencedor de melhor filme estrangeiro Uma Mulher Fantástica.

Se, para o espectador que não consegue assistir todos os filmes nos cinemas é uma ótima notícia, tão pouco é notícia ruim para os estúdios.  O retorno de um filme por streaming é muito maior do que o dos cinemas (em torno de 50%)   depois da premiação, quando toda a campanha para o Oscar precisa ser paga. Mesmo que a bilheteria de A Forma da Água, seja a maior renda de um filme vencedor do Oscar de melhor filme dos últimos seis anos, foi visto nos EUA por apenas 6 milhões de espectadores, o que deixa ainda muito espaço para o streaming.

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), Spotlight: Segredos Revelados e Moonlight: Sob a Luz do Luar, vencedores da categoria de melhor filme dos últimos três anos, ainda estavam em cartaz quando foram premiados, e suas bilheterias subiram entre 10% e 25%, mas não ultrapassaram os US$ 5 milhões. Se pagaram no homevideo.

 

Este ano, O Rei do Show é o único filme que permanece entre os 10 mais, estando na lista há 11 semanas consecutivas. E teve um ótimo fim de semana, pois perdeu somente 22% da bilheteria da semana anterior, faturando US$ 2,67 milhões, totalizando US$ 165 milhões.

 

Aqui estão as bilheterias de todos os premiados do Oscar 2018:

Dunkirk (Warner Bros.) – US$ 188,05 milhões

Corra (Universal) – US$ 176,04 milhões

The Post: A Guerra Secreta (Fox) – US$ 80,37 milhões

A Forma da Água (Fox Searchlight) – US$ 57,39 milhões

O Destino da uma Nação  (Focus Features) – US$ 55,42 milhões

Três Anúncios Para um Crime (Fox Searchlight) – US$ 52 milhões

Lady Bird: É Hora de Voar (A24) – US$ 48,29 milhões

Trama Fantasma  (Focus Features) – US$ 20,13 milhões

Me Chame pelo Seu Nome (Sony Classics) – US$ 17,05 milhões

 

Dos nove filmes indicados aos prêmios principais, The Post: A Guerra Secreta, de Steven Spielberg, foi o que mais faturou desde a indicação, arrecadando quase US$ 80.369.969 milhões, sendo US$ 45.616 (56%) antes da indicação, US$ 34.629.011 (43%) depois da indicação e US$ 52.573 (0,1%) depois da premiação, mas está em cartaz há 11 semanas.

Em seguida, a maior bilheteria é a do filme mais indicado (13 indicações) A Forma da Água, que faturou quase US$ 57milhões, sendo US$ 30.441.204 (52%) antes da indicação, e US$ 27.016.374 (46%) depois da indicação. Após a premiação no último domingo faturou US$ 284.277 (0,5%), estando em cartaz há 12 semanas.

 

O site IndieWire projetou as carreiras dos principais indicados após a premiação:

A Forma da Água vai expandir e 832 para 1.000 salas, acrescentando pelo menos US$ 5 milhões, devendo totalizar US$ 58 milhões. Se assim for, será a quinta maior bilheteria de Guilhermo del Toro, atrás de Blade II – O Caçador de Vampiros, Círculo de Fogo, Hellboy e Hellboy II: O Exército Dourado. O Labirinto do Fauno faturou mais de US$ 50 milhões (atualizados pela inflação). Entretanto, a maioria de seus filmes não se beneficiou do rápido retorno dado pelo streaming. Mas com uma bilheteria de mais de US$ 60 milhões, A Forma da Água, será a maior bilheteria de um ganhador do Oscar de melhor filme desde Argo.

 

Três Anúncios Para um Crime (Fox Searchlight)

Os prêmios de melhor atriz e melhor ator coadjuvante irão manter o filme em cartaz em cerca de 400 salas nesta semana (eram 700). O último filme a levar dois Oscar de atuação foi O Clube de Compras de Dalas, que já estava disponível em homevideo, mas ainda teve um aumento de 15% na bilheteria. Deverá fechar em torno de US$ 60 milhões.

 

O Destino da uma Nação (Focus)

Com uma bilheteria de menos de US$ 55,4 milhões antes da premiação de Gary Oldman. Deste total, cerca de US$ 4 milhões vieram do streaming. No último fim de semana, abriu para 913 salas, mas até agora arrecadou somente US$ 61.880.A Focus ainda não revelou se vai ampliar o número de salas de exibição, mas o filme não deverá arrecadar mais de US$ 2 ou US$ 3 milhões, devendo fechar em torno de US$ 60 milhões.

 

Eu, Tonya (Neon)

 Eu, Tonya, que deu a Allison Janney o Oscar de melhor atriz coadjuvante, foi o último candidato a ser lançado. Poderá ficar em cartaz ainda algum tempo, mas já está disponível para streaming. Faturou apenas US$ 561.061, totalizando US$ 28.950.153 milhões. Como a atriz é muito conhecida da televisão, poderá chamar a atenção para o filme. Whiplash: Em Busca da Perfeição, que deu a J.K. Simmons o Oscar de ator coadjuvante, faturou depois da premiação somente US$ 500.000.

 

Uma Mulher Fantástica (Sony Pictures Classics)

O Oscar de melhor filme estrangeiro vai ser o filme mais beneficiado com o Oscar. Depois de uma rápida exibição só para se classificar para o Oscar, o filme chileno sobre uma transexual que tem que se enfrentar a família do companheiro depois de sua morte, estreou em fevereiro e ainda tem muito chão. Faturou US$ 781.000 em 89 cinemas. Deverá abrir para mais salas, devendo ficar em cartaz por mais tempo nos cinemas de arte onde já está em exibição.

 

O Apartamento, vencedor da mesma categoria no ano passado, estreou perto de receber a indicação. Abriu para mais salas perto da noite do Oscar, e faturou US$ 1,4 milhão. Uma Mulher Fantastica, que tem um apelo maior e mais ganchos para o marketing (a atriz Daniela Vega foi uma das apresentadoras do Oscar e contou sua própria história) deverá ter um bom desempenho no período pós Oscar. Não será surpresa se arrecadar mais US$ 2 milhões.

 

Na próxima semana vamos comparar o efeito Oscar nas bilheterias dos filmes em cartaz.

 

Bilheterias fim de semana 2 a 4 março nos EUA.

 

 
  Renda Renda
  Semana Total
b Title (US$ ) (US$  )
1 Pantera Negra 65.705.000 501.105.037
2 Operação Red Sparrow 17.000.000 17.000.000
3 Desejo de Matar 13.025.000 13.025.000
4 A Noite do Jogo 10.710.000 33.537.766
5 Pedro Coelho 10.000.000 84.060.376
6 Aniquilação 5.650.000 20.636.742
7 Jumanji: Benvindos à Selva 4.500.000 393.201.353
8 Cinquenta Tons de Liberdade 3.310.000 95.599.460
9 O Rei do Show 2.675.000 164.616.443
10 Every Day 1.560.030 5.260.835