9ª CINEFANTASY TRAZ 119 FILMES DE 26 PAÍSES. TUDO GRÁTIS.

A 9ª edição do Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico acontece de 03 a 08 de setembro no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo, com um total de 119 filmes, de 26 países, a maioria inédito no circuito comercial.
 
A programação traz as mostras Competitiva, que inclui longas e curtas; Fantástica Diversidade, que conta com curadoria do diretor Hsu Chien; Mulheres Fantásticas, com um aumento de mais de 100% de realizadoras em relação a edição passada; Espanha Fantástica, Amador, Animação, Brasil Fantástico, Estudante, Fantasia, Ficção Científica, Horror, Sessões Especiais, Atividades Inclusivas e Atividades Paralelas com debates sobre o mercado fantástico e Geek no Brasil, Produção Independente e o workshop de Narrativas Fantásticas.
 
Inédito em São Paulo, o filme “Morto não fala”, do diretor Dennison Ramalho, com Daniel de Oliveira, Fabíula Nascimento, Bianca Comparato e Marco Ricca no elenco, abre o Festival. A sessão especial, aberta ao público, acontece no dia 3 de setembro, quarta, às 20h.
 
O CineFantasy traz os mais recentes lançamentos do cinema fantástico mundial contemporâneo. Entre os destaques estão os longas inéditos no Brasil “O Último Nascer do Sol” do diretor chinês We Ren, premiado como melhor filme no Fantasporto, Worldfest Houston e Phoenix Film Festival; “Você Não Sai Da Minha Cabeça” do belga Dimitri de Clercq; “Obscuro Despertar”, do mexicano Carlos Preciado com a atrizDaniela Ortiz; “A Compositora” do israelense Alon Newman; “As Lágrimas da Casa de Qala” do maltês Mark Doneo; entre outros.Alguns diretores estarão presentes nas sessões.
 
Já o clássico “A Bruxa de Blair”, de Daniel Myrick e Eduardo Sanchez, que revolucionou a forma de fazer filmes de terror e que completa 20 anos em 2019, será exibido no dia 08/09, sábado, às 17h.
 
Entre os brasileiros o festival apresenta “A Noite Amarela”, de Ramon Porto Mota, inédito na capital paulista e exibido no Festival Internacional de Roterdã, a animação curitibana “O Bem-Aventurado”, de Tulio Viaro, “Fakir”, de Helena Ignéz, além de curtas das cincos regiões do País.
 
 
Nesta edição o festival homenageia o diretor e ator José Mojica Marins com a criação do troféu que leva o seu nome, uma réplica da sua famosa mão, que será entregue aos vencedores de cada categoria na cerimônia de encerramento, no dia 08/09, às 19h. O ator Sérgio Mambertitambém será homenageado com a exibição especial do filme “Castelo Rá-Tim-Bum”, de Cao Hamburger, que também completa 20 anos.
 
 
PREMIAÇÃO
 
Com um total de 23 categorias de premiação, o Cinefantasy contempla os melhores longas e curtas-metragens de fantasia, horror e ficção científica, além de prêmios técnicos como melhor diretor, roteiro, ator e atriz. Há categorias exclusivas de estimulo aos cineastas brasileiros da mostra Brasil Fantástico para curtas nacionais. O título vencedor receberá como premiação da Mistika o serviço de encode DCP de até 20 minutos e do CTAv o empréstimo de uma câmera blackmagic e acessórios por duas semanas e até 20 horas de mixagem.
 
A novidade é Prêmio “Aquisição Elo Company" no qual o curta-metragem premiado terá representação comercial no território nacional pelo período de 12 meses em diversas plataformas do audiovisual.
 
De acordo com a diretora do festival, Monica Trigo, A nona edição foi construída com resistência e muita parceria, porque entendemos que o audiovisual é um elemento central para a cultura brasileira: aquece a economia, gera empregos, produz manancial simbólico e o cinema fantástico se apresenta como expansor de sonhos possíveis e impossíveis fazendo o coração saltar apesar dos tempos sombrios”.
 
 
O 9º Cinefantasy é realizado por meio do edital do ProaC, da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, Vermelho Filmes e Fly Cow Produções e conta com os apoios do MIS – Museu da Imagem e do Som, CTAv – Centro Técnico Audiovisual, Mistika, Elo Company e Embaixada da Espanha no Brasil.
 
Mais informações podem ser acessadas no website do festival www.festlatinosp.com.br/ e na fanpage oficial do evento: facebook.com/festlatinosp
 
 
SERVIÇO
 
9º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico
 
Quando: 03 a 08 de setembro
 
Local de Exibição: Museu da Imagem e do Som (MIS-SP)
 
Avenida Europa, 158, Jardim Europa
 
Entrada Gratuita – Retirada dos ingressos com 1 hora de antecedência.
 
Site oficial: http://www.cinefantasy.com.br/