​MOSTRA SUÍÇA: “DEPOIS DA GUERRA” DESENTERRA FANTASMAS POLÍTICOS.

Por Celso Sabadin.

Velhos fantasmas políticos voltam do passado para assombrar e desestabilizar uma sociedade teoricamente mais liberal. O tema,  dos mais atuais e recorrentes para vários países (inclusive o nosso), está presente no drama “Depois da Guerra”, um dos filmes que compõem o 7º Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo, em São Paulo.

Com roteiro e direção de Annarita Zambrano, “Depois da Guerra” se inspira num caso real acontecido em 2002, quando o assassinato de um juiz, em Bolonha, estremece as relações entre França e Itália.  O atentando é reivindicado por uma organização política que nos anos 1980 havia sido comandada pelo italiano Marco Lamberti (Giuseppe Batiston), exilado na França, que agora vê, diante do noticiário, sua vida desmoronar de um momento para outro.

Depois de um empolgante início focado nos agitados acontecimentos políticos, o filme opta por abordar o lado humano (e não menos empolgante) de Marco, agora pai de duas filhas: uma adolescente e totalmente dependente dele, e outra já adulta, ironicamente casada com um juiz.

O 7º Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo permanece em cartaz em São Paulo até 21 de maio. A programação completa com horários, preços e endereços pode ser acessada em http://www.planetatela.com.br/noticia/7o-panorama-do-cinema-suico-chega-a-sao-paulo/