PARA NOS MATAR DE INVEJA, “URUGUAI NA VANGUARDA” TEM EXIBIÇÕES NO CANAL CURTA!

Por Celso Sabadin.

Muitas vezes, na tentativa de buscarmos algum tipo de “consolo” para a terrível situação que estamos vivendo neste Brasil, recorremos ao chamado “panorama internacional”. Ou seja, tentamos justificar a nossa injustificável situação interna dizendo que o mundo todo deu uma guinada para a direita. Coisas como “Olha o Trump”, por exemplo. Triste engano.

O documentário “Uruguai na Vanguarda” mostra que é possível, sim, construir um país melhor, mais justo e mais humano mesmo em meio a atual situação de barbárie vivida por boa parte do planeta. E aqui do nosso ladinho. Acompanhar os avanços sociais e humanista que fizeram o país de José “Pepe” Mujica ser chamado de “Suíça das Américas” é de matar qualquer brasileiro de inveja. Ou, pelo menos, qualquer brasileiro lúcido.

“Uruguai na Vanguarda” entrevista cientistas políticos e sociais, historiadores, ativistas, educadores, políticos e artistas para investigar como o pequeno país acabou se tornando este oásis humanista encravado na América do Sul.

Os depoimentos remontam às raízes históricas da primeira metade do século XX, quando se firmou o estado laico no Uruguai e criaram-se as bases de uma sociedade reformista e progressista, passa pela ditadura civil-militar dos anos 70 e 80, verifica o lastro de resistência criado no período, e desagua nos movimentos sociais criados a partir da década de 1980 que resultaram em tudo aquilo que queríamos, estávamos quase conseguindo, e botamos por terra nas últimas eleições: garantia de direitos trabalhistas, lei de cotas, equidade de gêneros, reconhecimento político da diversidade sexual, matrimônio igualitário, interrupção voluntária da gravidez, regulamentação do uso da maconha… enfim, um país evoluído.

O longa ainda destaca a participação das mulheres nas lutas pelas liberdades democráticas, o papel dos jovens na liberação do uso controlado da maconha, a importância do candombe (ritmo tradicional de origem afro) na resistência contra o autoritarismo, e discute os bolsões de hipocrisia que – apesar de tudo – ainda mostram sua força na sociedade uruguaia.

A direção é a produção são de Marco Antonio Pereira, o mesmo de “Paisagem Carioca” (2013), “No Caminho das Pedras” (2019), e que atualmente finaliza “Havana em Movimento” e  “Tunísia – a Revolução Continua”.

Exibição no Canal Curta! dia 31/07 às 20 horas, Horários alternativos: 01 de agosto, sábado, às 0h e 15h10; 03 de agosto, domingo, às 14h; 04 de agosto, segunda-feira, às 08h.