A MÚSICA E O PERFUME DE “MARIA BETHÂNIA” CHEGAM ÀS PLATAFORMAS VIRTUAIS.
Já está disponível na plataforma www.reservaimovision.com.br o filme que mudou minha opinião sobre a cantora Maria Bethãnia. Trata-se do documentário “Maria Bethânia – Música e Perfume”. Confesso que não era muito fã dela até assistir ao longa. Fui vê-lo, na época do seu lançamento em cinema, muito mais por obrigação profissional. Tinha certeza que não iria gostar do filme, e achei até prematuro que a famosa cantora – que ainda tem muita lenha pra queimar – já fosse terma de um filme sobre sua vida.
Felizmente, enganei-me redondamente.
Com talento e sensibilidade, o diretor, roteirista e músico francês Georges Gachot conseguiu captar não apenas o processo criativo/produtivo como também a própria alma da famosa irmã de Caetano Veloso. Na medida em que entremeia belas tomadas externas com sinceros depoimentos de personalidades (Chico Buarque, Nana Caymmi, Caetano), o filme vai lentamente ganhando a atenção e o coração do espectador, que aos poucos fica conhecendo o lado exigente e profissional da cantora.
Com ternura. Entre os belos momentos, destaque para os olhos vermelhos de Caetano, que começa a relembrar a mocidade ao lado da irmã, emociona-se, cala-se, e não completa o pensamento com palavras, mas sim com um sorriso. E o humor fica por conta de Gilberto Gil, que aparece em apenas dois momentos e fala dois parágrafos. Ambos bem naquele estilo barroco que marca suas as deliciosas falas.
Mesmo trazendo cenas de Santo Amaro da Purificação – cidade natal de Bethânia – e depoimentos de sua mãe, o filme não se propõe a ser uma biografia no sentido tradicional. Antes disso, preocupa-se com a emoção da criação, com a música em seu estado mais puro.
Quem diria… saí do cinema fãzaço de Bethânia.
A RESERVA IMOVISION pode ser acessada pelo computador, por celulares e tablets com sistema operacional iOS ou Android e conta com função de espelhamento para SmartTV e Chromecast.
Também é possível acessar o aplicativo em Smart TVs com sistema Android TV (Sony, TCL, Philco, Philips); sistema Roku (AOC e Philips); dispositivos com sistema Android TV (TV Box, Mi TV Stick, Mi Box, entre outros), Roku Express e Apple TV.

