12o. FESTIVAL LATINO TRAZ O CINISMO POLÍTICO DE “O CANDIDATO”.

Por Celso Sabadin.

Durante uma reunião de planejamento de marketing político, um rapaz com cara de estagiário pergunta ao candidato Martin Marchand (Diego de Paula) qual é a postura ideológica dele. Esquerda ou direita? Todos ficam atônitos com a ingenuidade da dúvida do rapaz. Afinal, isso não tem a menor importância.

É neste clima de “cinismo-verdade” que a coprodução Uruguai-Argentina “O Candidato” de desenrola. A história se passa durante um final de semana no qual o staff da campanha se reúne na faraônica propriedade do candidato para decidir pontos importantes da estratégia. Como, por exemplo, a que pássaro silvestre e a que tipo de árvore ele deve ter sua imagem associada para conseguir mais votos.

Misturando sátira, crítica, e um humor muito particular que talvez só seja melhor apreendido por nós, latinos, “O Candidato”

foi escrito e dirigido por Daniel Hendler, conhecido no Brasil como o ator principal de “O Abraço Partido”, aqui em seu segundo longa como diretor.

Ah, em relação à duvida do estagiário no início deste texto, o candidato se posicionou: ele só não quer ser de centro, pois a moda hoje é de extremidades. Ele prefere ser de extrema.. direita ou esquerda, tanto faz…

Os dias, horários e locais de exibição do filme estão em www.festlatinosp.com.br