13o. CINEFANTASY ABRE COM PREMIADO ROMANCE FANTÁSTICO RUSSO.

Por Celso Sabadin

O jovem siberiano Roman Olkhovka é a atração da noite de abertura do 13º CINEFANTASY – Festival Internacional de Cinema Fantástico – que acontece de 7 a 12 de junho, presencialmente, na capital paulista.  Olkhovka é o roteirista, diretor e ator de “Dreamover”, uma bem dosada mistura de romance, fantasia, com uma pitadinha de ficção científica, que abre o evento na noite desta terça-feira, 07 de junho.

Produzido pela Rússia e rodado em Moscou, “Dreamover” é sobre Demian, um solitário homem de meia idade que se consulta com um especialista para tentar resolver seu problema com pesadelos: todas as noites, ele sonha estar se afogando, e acorda sufocado. O médico lhe recomenda uma espécie de terapia ainda experimental que consiste num pequeno aparelho capaz de substituir pesadelos por sonhos agradáveis. Demian passa então a sonhar com a sua própria juventude, período em que se apaixonou pela bela Masha (Angelina Savchenko). Mas a questão é: seria possível solucionar, em sonhos, o que não foi resolvido em seu tempo real? A magia do cinema está aí para responder.

Misturando elementos de “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembrança” com “Feitiço do Tempo”, “Dreamover” se desenvolve explorando a dicotomia entre o drama da vida adulta e os sonhos da adolescência, contrapondo ambos os universos que coexistem no protagonista, e não raramente utilizando inspirações dos romances jovens que tanto sucesso fizeram nos cinemas, nos anos 80.

Estreando em roteiro e direção de longas, Roman Olkhovka interpreta Damien quando jovem. Sua estreia é das mais promissoras: “Dreamover” já recebeu cinco premiações em eventos internacionais, não necessariamente em festivais especializados em cinema fantástico.

A programação completa do 13º CINEFANTASY – Festival Internacional de Cinema Fantástico está em https://cinefantasy.com.br