A INTENSA LUTA DIÁRIA DE “UMA MULHER DO MUNDO”.

Por Celso Sabadin.

Sexo e gastronomia. Dois dos maiores e mais seminais prazeres humanos são enfocados em “Uma Mulher do Mundo” de forma vigorosa e antagônica.

Marie (Laure Calamy, vencedora do César de melhor atriz por Minhas Férias com Patrick) é uma prostituta que divide seu tempo entre o trabalho, a luta ativista pela valorização da sua profissão, e os cuidados com o filho adolescente, Adrien (Nissim Renard), no momento, sua maior preocupação. Aos 17 anos, o rapaz se mostra arredio ao trabalho, e sua conturbada ficha escolar não o permite ingressar em boas escolas.
Marie acredita que a única solução para o problema seja matricular Adrien num caro e elitista curso de gastronomia, o único tema que o garoto realmente demonstra interesse. Mas para levantar o dinheiro, ela terá de reformular toda sua vida.

A exaustiva e interminável luta cotidiana de uma mãe pelo bem-estar do filho sempre foi e sempre será um dos fortes temas do cinema. Ao inserir esta protagonista no universo da prostituição – e, consequentemente, de imigrantes refugiadas – o filme alcança um potente patamar humanista que paulatinamente desenvolve fortes laços de empatia de seus personagens junto ao público. É impossível não torcer por Marie, até nos momentos em que ela rompe as barreiras do razoável.

O intenso ritmo narrativo imposto pela roteirista e diretora Cécile Ducrocq contribui ainda mais para o desenvolvimento de um clima de ansiedade crescente cujo desfecho se aguarda com um desassossego análogo ao da própria protagonista.

“Uma Mulher no Mundo” se reveste de um charme todo especial ao situar sua ação no Grand Est, nordeste da França, região fronteiriça com a Alemanha, onde se misturam referências urbanas e culturais de ambos os países. Verdade: não é em todos os filmes franceses que se vê a Torre Eiffel.

Parceiras em alguns episódios da série “Dez por Cento”, Ducrocq e Calamy fazem de “Uma Mulher do Mundo” um filme de intensa alma feminina, cativante, e longe de julgamentos moralistas.

O filme entrou nesta quinta-feira, 15/12, em sua segunda semana em cartaz.