“A TURMA DO PERERÊ.DOC” REGISTRA A VITORIOSA AVENTURA DOS QUADRINHOS BRASILEIROS DE ZIRALDO.

Por Celso Sabadin.
 
Engana-se quem pensa que a Turma da Mônica foi a primeira história em quadrinhos brasileira a fazer sucesso. Criada há mais de 60 anos, outra turma – a do Pererê – conquistou corações e mentes não só das crianças, mas também dos adultos, em forma de gibi. Seu criador foi ninguém menos que o desenhista, escritor, autor, cartunista e ferino crítico social Ziraldo. Esta é a história contada no documentário “A Turma do Pererê.doc”, dirigido por Ricardo Favilla e produzido por Tarcísio Vidigal (o mesmo do longa “O Menino Maluquinho”), PH de Souza e pelo próprio diretor.
 
Não se trata de um documentário sobre Ziraldo (que, por sinal, já há muito está merecendo um filme inteiro pra chamar de seu), mas sim de um recorte específico sobre “A Turma do Pererê”, primeiro gibi brasileiro em cores e de um único autor, e que conseguiu ótimos números de vendas nos anos 1960 e 70.
 
Tendo uma versão ziraldiana da folclórica figura do Saci Pererê como protagonista, as histórias da Turma falavam de valorização do meio ambiente e inclusão social numa época em que ninguém sequer sabia o que significavam tais termos. Com alegria, muito bom humor, crítica política, ótimo desenvolvimento de personagens e uma direção de arte de encher os olhos.
 
O longa reúne depoimentos importantes como os dos cartunistas Jaguar e Laerte, do especialista em Histórias em Quadrinhos Álvaro Moya (recentemente falecido) e até do próprio Maurício de Sousa, que ressalta a influência da Turma do Pererê em sua trajetória profissional. Um importante registro de um dos projetos mais significativos da história dos quadrinhos brasileiros.