A VIAGEM GASTRONÔMICO-SENTIMENTAL “LÁMEN SHOP” CHEGA ÀS PLATAFORMAS.

Por Celso Sabadin.

O binômio cinema/culinária geralmente rende obras bem interessantes, como já foi comprovado em “A Festa de Babette”, “Chocolate”, “Vattel” e várias outros. Temperar a sétima arte com a gastronomia, agora com sabores orientais, é a proposta de “Lámen Shop”, simpática coprodução entre Japão, Singapura e França

Deliberadamente pensado para fazer chorar, “Lámen Shop” fala de Masato (Takumi Saitoh), um jovem que nasceu em Singapura, mora no Japão, e decide retornar à sua terra natal à procura de mais informações sobre sua mãe, falecida prematuramente. Nesta sua busca pela identidade perdida, Masato vai encontrar na culinária o ponto de união entre as duas culturas que permeiam suas raízes. Entre molhos e temperos, ele percebe que a delícia dos novos sabores da vida pode curar mágoas antigas e até históricas.

A direção de “Lámen Shop” é de Eric Khoo, cineasta festejado por ter colocado Singapura no mapa dos grandes festivais mundiais de cinema, recebendo prêmios e indicações importantes com “Fica Comigo”, “Tasumi” e “My Magic”. Aqui, ele utiliza um estilo simples, sóbrio e direto para tentar alcançar os sempre imprevisíveis meandros das emoções familiares mal resolvidas. Emoções às quais é difícil o público não sucumbir, posto que toca em feridas que quase sempre falam de perto a todos que passam por fortes questões de parentesco. Quem nunca? Fãs do cinema oriental cinematograficamente melhor elaborado talvez possam estranhar tal estilo mais ocidentalizado, que tangencia perigosamente os limites da ingenuidade, mas que ao final logra bons resultados, principalmente pela sua simplicidade e boas intenções. Ainda que quase a trilha sonora chorosa coloque tudo a perder, em determinados momentos.

Típico filme “do bem”, como se costuma dizer, “Lámen Shop” chegou no último 16 de junho na plataforma Reserva Imovision. Ela pode ser   acessada pelo computador, por celulares e tablets com sistema operacional iOS ou Android e conta com função de espelhamento para SmartTV e Chromecast. Também é possível acessar o aplicativo em Smart TVs com sistema Android TV (Sony, TCL, Philco, Philips); sistema Roku (AOC e Philips); dispositivos com sistema Android TV (TV Box, Mi TV Stick, Mi Box, entre outros), Roku Express e Apple TV.