“ABISMO TROPICAL” REGISTRA O HORROR IGNARO NACIONAL.

Por Celso Sabadin.

Um documentário de horror. Assim pode ser definido “Abismo Tropical”, novo trabalho de Paulo Caldas, cineasta que ficou conhecido nacionalmente pela sua direção – ao lado de Lírio Ferreira – do cônico “Baile Perfumado”.

Nascido na Paraíba e atualmente morando em São Paulo, Paulo Caldas saiu pela Avenida Paulista, no fatídico domingo de 28 de outubro de 2018, e realizou um registro muito íntimo e pessoal do dia que o Brasil decidiu mergulhar nas trevas, votando em Bolsonaro para presidente. O dia em que mergulhamos no “Abismo Tropical” a que se refere o título do filme.

Em primeira pessoa, ele narra em off a sua aflição e seus medos pelo horror que se aproxima, enquanto registra com sua câmera vigorosas imagens da fauna ignara que naquele dia ocupou a citada avenida. Tais imagens ganham peso dramático potencializado ao serem editadas, em preto e branco, e em angustiante câmera super lenta, todo o atraso e o desastre daquele momento apocalíptico.

Com roteiro de Barbara Cunha, Giovanni Soares e do próprio diretor, “Abismo Tropical” está disponível para locação na plataforma https://innsaei.tv por R$ 10,00.