“ACONTECEU EM SAINT-TROPEZ” BRINCA COM VALORES FAMILIARES.

Uma comédia romântica escapista, recheada de diálogos espirituosos e divertidos, e totalmente emoldurada por charmosas locações europeias. Tem dias que é exatamente isso que a gente quer ver no cinema: diversão sem compromisso, com um ligeiro toque de sofisticação. E o melhor: sem medo de ser politicamente incorreta, quando necessário.
Assim é “Aconteceu em Saint-Tropez”, título meio capenga que a distribuidora brasileira criou para “Dês gens qui s’embrassent”, que seria algo como “gente que se beija”. Digo meio capenga porque a maior parte do filme não se passa em Saint-Tropez, mas isso é apenas um detalhe.

No início, o filme flerta com o drama: um trágico acidente tira a vida da esposa do músico Zef (Eric Elmosnino, de “Gainsbourg, o Homem que Amava as Mulheres”). Por questões burocráticas e de traslado de corpo, o enterro só poderá ser feito numa segunda-feira, e o velório acaba sendo transferido para o final de semana. O grande problema, porém, é que exatamente no fim de semana do velório, o empresário Ronie (o sempre simpático argelino Kad Merad, de “O Pequeno Nicolau”), irmão de Zef, está dando uma grande festa para o casamento de sua filha. As diferenças parecem irreconciliáveis: de estilos de vida, filosofias e pensamentos diametralmente opostos, os irmãos agora terão de administrar um caos familiar que parece insuperável.

Escrito e dirigido por Danièle Thompson (escritora e roteirista de dezenas de filmes, incluindo o premiado “A Rainha Margot”), “Aconteceu em Saint -Tropez” tem o grande mérito de trafegar com desenvoltura por vários gêneros, sem se prender demasiadamente a nenhum deles. Perpassa com naturalidade do drama para a comédia e dali para o romance, aborda conflitos familiares com o necessário sarcasmo, e é feliz na elaboração do sempre traiçoeiro humor negro. Não é pouca coisa dosar tantas variáveis e, de quebra, ainda brincar com as sempre polêmicas diferenças entre religiões.
Alto astral e gostoso de ver, o filme ainda traz um ótimo elenco de apoio, e um agradável passeio por belas paisagens francesas. Precisa mais?