ACREDITE: “INVASÃO ZUMBI” É UM DOS MELHORES FILMES DO ANO.

Por Celso Sabadin.

Como diziam os locutores de antigamente, “já ao apagar das luzes do ano” estreia nos cinemas este que é, para mim, um dos melhores filmes de 2016: “Invasão Zumbi”.

Depois de tantas besteiras cinematográficas cometidas em nome do subgênero “filme de zumbi”, não parecia possível que alguém conseguisse realizar algo inteligente, diferenciado e emocionante nesta área. Mas os sulcoreanos coseguiram. Da mesma forma que, nos anos 60, os italianos recriaram o faroeste com qualidade até superior à dos seus inventores norte-americanos, o cinema da Coréia do Sul tem reinventado o terror com talento surpreendente.

O filme não requer sinopse, pois seu título já diz tudo, mas dois importantes fatores o diferenciam dos demais, colocando-o muitos degraus acima em relação ao que tem sido feito ultimamente. Em primeiro lugar, a crítica social. De maneira similar – embora bem diferenciada – ao que o romeno Radu Mihaileanu fez com seu fabuloso “Trem da Vida”, aqui também o trem para Busan (o título internacional do filme é “Train to Busan”) se transforma num microcosmo da sociedade atual.  O perigo e o desespero iminentes e inesperados extraem o que há de melhor e de pior da alma humana. Quase sempre, de pior. Brotam ao mesmo tempo o egoísmo, a traição, a solidariedade, o medo, e um dos traços mais marcantes da nossa contemporaneidade: o individualismo.  O trem, assim como a vida, não pode parar. Não há tempo para pensar e a luta pela sobrevivência atinge níveis de competição exponenciados ao máximo.

O segundo ponto que chama a atenção é a construção cinematográfica de “Invasão Zumbi”. Os tempos, os ritmos, os silêncios, os enquadramentos, as surpresas e as ações de cada sequência funcionam com uma perfeição raramente vista nos modernos filmes de aventura/terror. Sem trocadilhos, o espectador efetivamente embarca na exasperadora viagem de horror deste trem.

“Invasão Zumbi” é o primeiro filme do roteirista e diretor  Sang-Ho Yeon a chegar no circuito brasileiro, e também seu primeiro em live-action. Vindo da animação, Yeon tem chamado a atenção pelas suas brilhantes participações em festivais internacionais, principalmente os dedicados ao cinema fantástico. Seu talento está sento reconhecido:  “Invasão Zumbi” custou US$ 8,5 milhões (segundo estimativa do site Imdb) e faturou perto de US$ 100 milhões nas bilheterias de todo o mundo.

A estreia no Brasil é nesta quinta, 29 de dezembro.