ACREDITE: VOCÊ VAI AMAR “O VENTO LÁ FORA”.

Por Celso Sabadin.

Se alguém me dissesse que eu iria adorar um documentário onde duas senhoras ficam quase o tempo todo dentro de um estúdio gravando poemas, eu duvidaria. Mas paguei pra ver, desafiei minhas próprias dúvidas e conferi o filme “(o vento lá fora)”, cujo título é escrito assim mesmo, entre parênteses. E não é que eu adorei mesmo?

Na verdade as “duas senhoras” que ficam quase o tempo todo dentro do estúdio são ninguém menos que Maria Bethânia, dona de uma voz e de um carisma inigualáveis, e a professora Cleonice Berardinelli, 98 anos, da Academia Brasileira de Letras,  reconhecida como a maior especialista em Fernando Pessoa no Brasil. Ah, claro, todos os poemas lidos são de Pessoa.

Rodado em apenas dois dias, o filme é o registro da gravação de um CD que ambas fizeram com leituras de poesias de Fernando Pessoa. Tudo absolutamente informal, com muitas risadas, intervenções, aplausos, emoções e até plateia. Nada parecido com aquele tipo de leitura suntuosa e solene que muitas vezes querem dar à poesia.  É uma aula. Uma verdadeira master class. Com extrema simpatia, professora Cleonice explica as entonações, interrompe Bethânia quando não está satisfeita com sua leitura, fala das motivações de Pessoa, revivencia parte de sua vasta obra. Ficamos sabendo um pouco da “história” de seus famosos heterônimos, há belíssimas imagens de arquivo, enfim, um rápido (pouquinho mais de uma hora) mergulho na obra do poeta português, mas com uma profundidade emocional raramente vista.

A belíssima trilha sonora ainda traz Nelson Freire executando Liszt e Schumann, composições de Egberto Gismonti executadas em flauta e violino, e uma pequena participação da própria Maria Bethânia ao piano.
Com direção de Marcio Debellian, o filme obviamente foi lançado em cinema agora neste final de ano em circuito bastante restrito, mas já está disponível em DVD pelo selo Quitanda da Biscoito Fino.