“ADEUS, GAROTO”; BEM VINDO, EDGARDO.  

por Celso Sabadin.

Mostrando um grupo de rapazes napolitanos mais ou menos no limite da marginalidade, mais ou menos desocupados, relaxados e se divertindo sob uma belíssima fotografia em preto e branco, as primeiras cenas de “Adeus, Garoto”, me remeteram ao clássico Os Boas Vidas”, de Fellini. Procede, mas depois o longa seguirá seus próprios caminhos.

Estreando em cinemas brasileiros nesta quinta, 08/05, “Adeus, Garoto”, se centraliza em Attilio (o estreante Marco Adamo), adolescente consequência e causa de um meio social que tem pouquíssimo a lhe oferecer. Entre um pai viciado que deve a criminosos, e um receptador de mercadoria roubada que tem a cafetinagem como principal profissão, Attilio vagueia sem planos, nem perspectivas de vida. Uma presa fácil para a criminalidade que grassa no lugar. Porém, aos 17 anos, Attilio é também presa fácil dos hormônios e daqueles amores avassaladores que levam uma pessoa a cometer as mais ingênuas e desregradas loucuras.

Não bastasse o mítico comportamento esquentado dos napolitanos, o entorno de Attilio também é repleto de destemperos e tentações.

Um dos méritos de “Adeus, Garoto” reside no saudável distanciamento que o roteiro de Ivan Ferone e de Edgardo Pistone (este também diretor do longa) mantém em relação ao seu protagonista. Ao mesmo tempo sóbrio e afetivo, o filme não julga Attilio, não condena seu personagem, tampouco o paternaliza, abstendo-se de discursos moralistas e – consequentemente – potencializando sua carga dramática.

A já citada fotografia em preto e branco (assinada por Rosario Cammarota) não só acentua a intensa dramaticidade da trama, como também lhe atribui um alentador toque artístico que intensifica a narrativa poética da jornada do improvável herói personificado por Atilio.

“Adeus, Garoto” é uma mais que promissora estreia do diretor Edgardo Pistone em longas para cinema. O filme foi indicado ao Davi di Donatello (o mais importante do cinema italiano) em duas categorias: Melhor Produção e Melhor Direção Estreante.