“ALDEOTAS”: CINEMA PARA QUEM GOSTA DE TEATRO.

 Por Celso Sabadin.

O tema é universal: uma forte amizade, construída durante a infância, é interrompida pela necessidade de uma das partes abandonar a pequena e bucólica aldeia natal para tentar vencer na cidade grande. É o poder do imprescindível dinheiro destruindo geografias físicas e afetivas.

Em “Aldeotas”, os amigos são Levi (Gero Camilo) e Elias (Marat Descartes), que se conhecem e se convivem desde sempre, jogando bola, trocando confidências, escrevendo poesias, destilando medos e esperanças, imaginando futuros.

Num primeiro momento, o espectador mais desavisado pode até estranhar que – na infância, na adolescência, ou na vida adulta – os dois protagonistas são sempre interpretados pelos mesmos atores, sem necessidade alguma de qualquer tipo de maquiagem de envelhecimento ou rejuvenescimento.

Explica-se: “Aldeotas”, o filme, é a adaptação da peça teatral de mesmo nome, escrita pelo próprio Gero Camilo, que chega aos cinemas com a proposta de manter a mesma poética dos palcos. Não, não se trata do chamado “teatro filmado”, mas sim de uma releitura fílmica que se apoia na linguagem teatral e desenvolve sua narrativa fora dos padrões tradicionais do naturalismo.

Embora sejam amigos de longa data, ambos com grande experiência tanto nos palcos como na tela, “Aldeotas” marca o primeiro filme contracenado por Camilo e Descartes. Camilo diz que quando filmou “Chamas da Vingança”, no México, comprou sua primeira câmera digital e, retornando ao Brasil, montou um grupo de cinema com Marat Descartes, Paula Cohen, Gustavo Machado, Gu Ramalho, entre outros amigos. “Formamos a Fuleragem Filmes. Filmamos dois curtas e um média, dos quais dois deles eu dirigi. `Aldeotas´ vem para reiniciar essa nova fase de direção”, diz o ator/roteirista/diretor.

“Aldeotas” estreou em 10/11 exclusivamente em Fortaleza, ampliou seu circuito para demais capitais brasileiras uma semana depois, e continua em cartaz nos cinemas.

Os curtas e o média da Fuleragem Filmes estão disponíveis gratuitamente na internet:

2005 – UMA CONFUSÃO COTIDIANA – https://www.youtube.com/watch?v=gcrK9oQPffw

2006 – PARABÉNS  – https://www.youtube.com/watch?v=EiTe2eBW3uE

2008 – Um Quatro Cinco  – https://www.youtube.com/watch?v=EgpcY9WjEtw