“ARTHUR MOREIRA LIMA: UM PIANO PARA TODOS” É MUITO MAIS QUE UM DOCUMENTÁRIO SOBRE UM PIANISTA.
Por Celso Sabadin.
Quem vê Arthur Moreira Lima debruçado concentradíssimo sobre seu piano, interpretando cada nota e pressionando cada tecla com tempos e espaços milimetricamente ensaiados à exaustão, mal pode imaginar que o festejado pianista brasileiro também tem um lado descontraído, bem-humorado e brincalhão.
A revelação deste lado pouco conhecido do artista é um dos méritos do inspirador documentário “Arthur Moreira Lima: Um Piano Para Todos”, que entra em cartaz nos cinemas brasileiros nesta quinta, 9 de novembro.
Sim, como a maioria dos documentários, este também enfoca parte da vida e da vitoriosa carreira de seu personagem, destacando-o como importantíssima referência internacional da música de concerto.
O longa também revela que a mãe de Arthur aprovava e incentivava o estudo musical do filho, enquanto criança, pois assim o garoto poderia “se exibir” para as visitas. Mas tudo mudou quando o rapaz decidiu fazer do piano sua profissão, no que foi prontamente confrontado pela mãe, sob a alegação que “isso não dá dinheiro pra ninguém”.
Contudo, mais importante até que a própria trajetória profissional de Arthur, o documentário se destaca ao enfocar o amplo projeto de popularização da música clássica empreendido pelo pianista: munido de um enorme caminhão-teatro, grande o suficiente para se transformar em palco e transportar um piano de cauda com pernas escamoteáveis, Arthur Moreira Lima percorreu o Brasil de norte a sul – literalmente do Oiapoque ao Chuí – levando música de concerto, em praça pública, para mais de 600 cidades pelo interior brasileiro. De 2002 a 2018, estima-se que o projeto tenha alcançado mais de 1 milhão de pessoas. A logística, a beleza e a importância cultural da iniciativa são inquestionáveis.
E é neste ponto que se fundamenta a grandeza e a grandiosidade do filme, que merece ser visto não apenas por todos os apreciadores da música erudita, mas principalmente por quem preza pela tão necessária democratização e difusão da cultura neste país tão gigantesco quanto alienado.
“Minha profissão agora é ser um ator com um caminhão, falar do Fluminense, conversar com o público e fazer gaiatices”, afirma o pianista brasileiro mais premiado internacionalmente, em todos os tempos.
“ARTHUR MOREIRA LIMA: UM PIANO PARA TODOS”é roteirizado e dirigido por Marcelo Mazuras, a partir de seu próprio livro, “O Piano e a Estrada: a Trajetória de Arthur Moreira Lima no Caminhão-teatro”, de 2009.

