AS SEQUELAS DO DESESPERO EM “CANÇÃO DA VOLTA”.

Por Celso Sabadin.

Encarado e analisado de diferentes formas por várias culturas, o suicídio permanece como um dos grandes tabus da existência. Como se chegaria naquele instante exato, naquele ponto preciso sem volta, no qual alguém decide terminar com a própria vida? Talvez mais complexa ainda que o suicídio em si seja a sua tentativa frustrada, onde o suicida passa a ser encarado como um peso ou, pior, como alguém que lança mão da potencialidade da desgraça para implorar por atenção.

“Canção da Volta” não se propõe a analisar o suicídio propriamente dito, mas sim as sequelas causadas por uma tentativa. Tudo acontece numa pequena família formada pelo pai Eduardo (João Miguel), a mãe Júlia (Marina Person), o filho adolescente Lucas (Francisco Miguez, de “As Melhores Coisas do Mundo”) e filha menor Maria (Stella Hodge). A tentativa de suicídio empreendida pela mãe já aconteceu no momento em que o espectador é apresentado a este núcleo familiar. Não veremos o que aconteceu, nem saberemos os motivos. Não importa. Importa mesmo é mergulhar na densidade sólida e claustrofóbica formada por esta rede de aflições e ansiedades que sufoca cada membro da família com uma crueldade diferente. As reações serão diversas, os medos brotarão em formatos diferenciados, tudo convergendo para a perturbadora conclusão que a tentativa de suicídio, mesmo qual malsucedida, também mata.

Neste seu primeiro longa de ficção, o diretor Gustavo Rosa de Moura, marido na vida real da atriz principal Marina Person, demonstra segurança, fluidez narrativa (ainda que algumas cenas de festas resultem um pouco longas) e um bom domínio dos conflitos psicológicos. O clima dramático, pesado como o tema exige, se assemelha a um filme de terror, com o agravante dos protagonistas terem de lidar constantemente com a imponderabilidade das fraquezas humanas. É uma espécie de luta pela sobrevivência pós-tempestade, sabendo-se que a próxima chuva não tem hora nem lugar marcado para desabar.

“Canção da Volta” estreia nesta quinta, 3 de novembro.