“ASSUNTO DE FAMÍLIA”, DE KOREEDA, SAI EM DVD E BLU-RAY.

Por Celso Sabadin.

A escalada conservadora e antiprogressista que se estabeleceu nos últimos anos suscitou o debate de temas os mais absurdos, como os questionamentos da esfericidade da Terra e da composição familiar. A definição de Família – óbvio – não está ligada à especificação sexual de seus componentes, mas sim aos laços afetivos que os unem. Família não é, portanto, Homem + Mulher + Filho, ou Homem + Homem, ou Mulher + Mulher, ou Homem + Unicórnio + Lhama do Peru… é muito mais que isso.

Para o genial Hirokazu Koreeda, família é um monte de gente que se ama e se protege. É o que se vê em “Assunto de Família”, do premiadíssimo cineasta. Tudo se passa num pequeno núcleo familiar japonês marcado pela pobreza e pelas mais básicas necessidades. Quatro adultos e uma criança vivem irregularmente sob uma parca pensão recebida pela avó. Cada qual se vira como pode, seja em empregos insatisfatórios ou com pequenos furtos. Ao que parece, no pequeno barraco – e no minúsculo orçamento – não cabe mais ninguém. Isso até a chegada de uma garotinha maltratada pelos pais.

Como já havia feito em “Ninguém Pode Saber”, “Nossa Irmã Mais Nova” e “Pais e Filhos”, novamente Koreeda se debruça sobre a questão da força e das fragilidades dos laços familiares, principalmente quando há crianças envolvidas. E novamente também ele destila sua já conhecida sensibilidade sempre potencializada por um estilo depuradamente simples e poético. No cinema de Koreeda, assim como no de seus mestres conterrâneos, menos é mais. Um gesto, um olhar, uma palavra, uma nota musical na trilha sonora, têm o poder de desencadear a grandiosidade do cinema de qualidade. E é deste amontoado de “outsiders” e “perdedores” composto pelos protagonistas que despontam os valores mais consistentes da alma humana, ainda que submetidos a um trágico segredo, digamos, “familiar”. É como a mais bela flor que nasce do lodo.

Até o momento (12 de janeiro de 2019), “Assunto de Família” coleciona 19 prêmios nacionais e internacionais (incluindo a Palma de Ouro em Cannes) e 51 indicações… e contando…

Vendas pelo site https://loja.imovision.com.br/pre-venda/