ATRIZES GARANTEM QUALIDADE DE “NOTAS SOBRE UM ESCÂNDALO”

O amargor do velho contra o frescor da juventude. O cinismo do desamor contra a exacerbada capacidade da paixão. A crueldade fria contra o calor destemperado dos sentimentos. Ou simplesmente o embate entre duas grandes atrizes. Há várias maneiras de se ver “Notas Sobre um Escândalo”. E todas elas bastante prazerosas.
A partir do livro de Zoe Heller, o roteirista Patrick Marber (também autor da peça e do roteiro que originaram o filme “Closer – Perto Demais”) desenvolveu esta densa trama de ciúmes e vingança protagonizada por duas professoras de uma escola inglesa: a veterana Barbara Covett (Judi Dench) e a novata Sheba Hart (Cate Blanchett). Desencantada a cínica, Barbara não faz grandes planos. O “planejamento” anual de seu curso na escola St. George se resume a um único parágrafo desdenhando qualquer possibilidade de mudanças futuras. Em contraposição, a entusiasmada professora Sheba é toda coração. Até no sobrenome. Ambas se aproximam e se tornam amigas, mas logo Bárbara descobre um segredo de Sheba. Um segredo que a velha professora não hesitará em transformar em instrumento de coação e chantagem contra a nova “amiga”. Porém, o que Bárbara quer, Sheba não pode lhe dar: uma alma mais leve e feliz. A tensão entre ambas se torna cada vez mais insustentável.
O diretor Richard Eyre (que já havia dirigido Judi Dench em “Iris”) tomou a decisão mais óbvia e mais sábia possível: apostou todas as suas fichas sobre as duas grandes protagonistas. O filme é delas. Praticamente, não havia como errar. Judi e Cate representam o que há de melhor em suas gerações, dão banhos de interpretações, sabem ser contidas e/ou exacerbadas nas medidas certas, e emprestam ao filme uma credibilidade sem par. Isso sem falar na bem-vinda presença coadjuvante de Bill Nighy, outro monstro britânico da interpretação.
Só uma advertência: evite, a qualquer custo, ver o trailer de “Notas Sobre um Escândalo”. Ele é praticamente um resumo do filme, e estraga todas as boas surpresas.
“Notas Sobre um Escândalo” foi indicado aos prêmios Oscar de Roteiro Adaptado, Melhor Atriz para Judi Dench, Atriz Coadjuvante para Cate Blanchett e Trilha Original. Não ganhou nenhum. Ora, o Oscar….
========================================================
Notas Sobre um Escândalo (Notes on a Scandal). Inglaterra, 2006. Direção de Richard Eyre. Com Cate Blanchett, Judi Dench, Bill Nighy. Distribuição Fox.