BELAS IMAGENS E TEXTOS DECORADOS EM “O MUNDO EM DUAS VOLTAS”

Não tinha como não virar filme. Afinal, não é muita gente que dá duas vezes a volta ao mundo num pequeno barco. Principalmente tripulado por brasileiros. Como não poderia deixar de ser, a façanha foi para o cinema, através do documentário “O Mundo Em Duas Voltas – Uma Aventura da Família Schürmann”, com direção de David Schürmann, um dos filhos da família de aventureiros.
O filme é resultado de duas grandes viagens realizadas pela família aventureira a mais de 30 países, cruzando três oceanos e quatro continentes. A idéia era reeditar as expedições feitas no século 16 pelo navegador português Fernão de Magalhães, que acabou descobrindo, na Patagônia, o estreito que leva o seu nome.
O roteiro, escrito por Luís Bolognesi (que também roteirizou “Bicho de Sete Cabeças”) parte de uma solução interessante, elucidativa e até didática, no sentido positivo da palavra: paralelamente às belíssimas imagens que ilustram a trajetória da família em alto mar, desenhos em “story board” (assinados pelo animador francês Laurent Cardon) aliados a interpretações em estilo radiofônico contam as dificuldades, batalhas, motins e traições da expedição de Magalhães. São duas linhas narrativas, em tempos e estilos diferentes, mas no mesmo espaço geográfico.
Talvez o maior pecado do filme seja o tom “ensaiado” de alguns depoimentos, que soam decorados e pouco espontâneos. O que não chega a tirar os méritos deste registro envolvente recheado de belíssimas imagens.
——————————————————
O Mundo em Duas Voltas – Uma Aventura da Família Schürmann
Brasil, 2007. Direção de David Schürmann.