BELÍSSIMO “O BOTÃO DE PÉROLA” É LANÇADO EM DVD.

Por Celso Sabadin.

Mais um título imperdível passa a fazer parte da coleção de DVDs lançados pelo Instituto Moreira Salles: “O Botão de Pérola”), do chileno Patricio Guzmán.

Tudo começa com uma gota d´água fossilizada dentro de um cristal de quartzo com mais de três mil anos encontrado no deserto de Atacama. Não demora muito já estamos mergulhados no universo dos indígenas da Patagônia, com ligação direta e imediata para os horrores da ditadura militar chilena. Como? Graças à notável habilidade narrativa de Patrício Guzmán, que já havia utilizado este mesmo recurso, digamos, poético-documental, no excelente “Nostalgia da Luz”.

Com sua narração tranquila, Guzmán tem o poder de conduzir o público de maneira quase hipnótica, rodeando temas e tangenciando pontos cruciais até desembocar no cerne da questão que ele efetivamente deseja abordar com maior contundência. “O Botão de Pérola’ começa falando das estrelas, das galáxias, e da fundamental importância da água para a sobrevivência. Estranha, em seguida, o fato do chileno, de um modo geral, com mais de 4 mil quilômetros de litoral à sua disposição, ser um povo que não dá muita importância para a água. Aproveita o assunto e introduz elementos (belíssimos por sinal) das culturas indígenas da região da Patagônia. E de como eles foram massacrados pelo colonizador espanhol. Daí a enfocar outros massacres, acontecidos na mesma região, pelas mãos da ditadura Pinochet, é um pequeno passo para o homem, um grande passo para o documentário.

Em pouquíssimo tempo, o espectador se encontra totalmente submerso na complexidade, na beleza e na crueldade que envolvem a Patagônia, região tão significativa do nosso vizinho Chile, e ao mesmo tempo tão distante do nosso conhecimento e imaginário. Uma diversidade geográfica e cultural que Guzmán, com enorme talento, posiciona sob nosso olhares, fixando-as não apenas nas nossas retinas como também, e principalmente, em nossos corações e mentes. .

“O Botão de Pérola” (título que só compreenderemos em sua totalidade nas cenas finais do filme) obteve a façanha de vencer o prêmio de melhor roteiro no Festival de Berlim, mesmo sendo um documentário, o que, convenhamos, não é muito comum na história do cinema.

Sobre o diretor

Documentarista, Patricio Guzmán (Santiago, 1941) estudou na Escuela Oficial de Cinematografía de Madri. Em 1973, filmou A batalha do Chile, documentário de cinco horas sobre o fim do governo de Salvador Allende. Depois do golpe de estado, Guzmán foi ameaçado de fuzilamento e permaneceu preso por duas semanas no estádio nacional. Abandonou o país em novembro de 1973, vivendo em Cuba, na Espanha e na França. Entre seus filmes, estão também En nombre de Díos (1986), La cruz del sur” (1992), Chile – La memoria obstinada (1997), O caso Pinochet (2001) e Nostalgia da luz (2010). Como professor, dá aulas de cinema documentário na Europa e na América Latina. É fundador e diretor do Festival Documental de Santiago (Fidocs).

Ficha técnica

O botão de pérola (El botón de nácar)

Direção e roteiro: Patricio Guzmán.

Produção: Renate Sachse (Atacama Productions).

Montagem: Emmanuelle Joly.

Assistência de direção: Nicolás Lasnibat.

Som direto: Álvaro Silva Wuth.

Tri­lha sonora original: Miranda & Tobar, Hughes Maréchal.

Direção de fotografia e câmera: Katell Djian.

Fotografia adicional: Patri­cio Guzmán, David Bravo, Yves de Peretti, Patricio Lanfranco, Raúl Beas.

Fotografia still: Martín Gusinde, Paz Errázuriz.

Edição de som e mixagem: Jean-Jacques Quinet.

Produção executiva e coordenação de produção: Adrien Oumhani.

Coprodução: Bruno Bettati, Fernando Lataste, Jaume Roures Llop, Valdivia Film, Mediapro, France 3 Cinéma.

Com a participação de: France Télévi­sions, Centre National du Cinéma et de l’Image Animée, Consejo Nacional de la Cultura y de las Artes, Cine +, WDR, RTS Radio Télévision Suisse. Chile, França e Espanha, 2015.

Preço: R$ 44,90

 

Sobre a coleção DVD | IMS

A coleção de DVDs do IMS foi lançada em 2012. “Buscamos filmes que sejam especialmente significativos pelo tema ou pela forma narrativa, que se destaquem na filmografia de determinados realizadores”, disse José Carlos Avellar (1936-2016), idealizador da coleção. “Algumas vezes, vamos em busca de títulos pouco ou nada conhecidos, outras, da revisão de filmes conhecidos para estimular um reestudo deles”, explicou. Com esse objetivo, todo DVD da coleção vem acompanhado de um livreto com análises críticas.

Alguns títulos da coleção IMS: Shoah, de Claude Lanzmann; La Luna, de Bernardo Bertolucci; Cerimônia de casamento, de Robert Altman; Conterrâneos velhos de guerra, de Vladimir Carvalho; Vidas secas e Memórias do cárcere, de Nelson Pereira dos Santos; São Bernardo, de Leon Hirszman; O emprego, de Ermanno Olmi; Cerimônia secreta, de Joseph Losey; As praias de Agnès, de Agnès Varda; A pirâmide humana e Cocorico! Mr. Poulet, de Jean Rouch; Diário, de David Perlov; Elena, de Petra Costa; A batalha de Argel, de Gillo Pontecorvo; Seis lições de desenho, de William Kentridge; Sudoeste, de Eduardo Nunes; Libertários, de Lauro Escorel; Chapeleiros, de Adrian Cooper; Memórias do subdesenvolvimento, de Tomás Gutiérrez Alea; Contatos, a grande tradição do fotojornalismo; e três títulos dedicados à poesia: Ferreira Gullar lê seu Poema sujo, e diferentes artistas leem trabalhos de Carlos Drummond de Andrade em Consideração do poema e em Vida e verso.