“BOLSHOI”, COM FORÇA E BRILHO. 

Por Celso Sabadin.

Disciplina e sofrimento. Provavelmente são as duas primeiras palavras que nos vem à mente quando imaginamos uma bailarina em sua trajetória de treinamentos e ensaios rumo ao famosíssimo Ballet Bolshoi. Pelo menos é isso que consta em nosso imaginário russo, sempre formado pelo cinema, pois eu nunca fui à Rússia, nem sequer assisti a nenhuma apresentação do Bolshoi. Como sempre, o cinema nos informa e nos forma.

Porém, no filme “Bolshoi” – integrante da programação do Festival de Cinema Russo – a protagonista já passou por privações demais na cidadezinha do interior de onde veio, e não está  disposta a submeter-se a novas pressões em sua trajetória de bailarina. Ousadia e subversão fazem mais o estilo de Yulia Olshanskaya, vivida pelas atrizes Margarita Simonova e Ekaterina Samuilina – ambas ótimas – em idades diferentes. Como não poderia deixar de ser, tentar ser diferente no rígido mundo do ballet clássico causará uma série de problemas à extrovertida Yulia.

“Bolshoi” tem um roteiro tradicional (de Anastasiya Palchikova, Ilya Tilkin e do próprio diretor) que ganha vida intensa e se reveste de um brilho especial graças à ótima direção de Valeriy Todorovskiy, que constrói seus personagens com precisão e desenvolve a trama com segurança e eficiência. A boa atuação do elenco – principalmente de Ekaterina Samuilina, a jovem Yulia – e as belas locações na Rússia (incluindo o próprio Teatro do Ballet Bolshoi) também são fundamentais.

Dizem que um crítico deve analisar o filme visto, não aquele que ele gostaria de ter visto. Mas neste caso o comentário é inevitável: há uma cena forte e impactante, a cerca de meia hora antes de “Bolshoi” terminar, que seria perfeita para, exatamente ali, naquele instante, finalizar a obra. Porém, optou-se pela continuidade do longa, que a partir deste ponto praticamente inicia uma nova – e desnecessária – trama. É o maior problema do filme, mas nada que tire o prazer de sua experiência.

“Bolshoi” faz parte do Festival de Cinema Russo e poderá ser visto gratuitamente, de 10 a 30 de dezembro, na plataforma da SP Cine: http://www.spcineplay.com.br