“BRAVOS VALENTES” MOSTRA QUEM COMANDA O GADO NO BRASIL. E NÃO É O QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO.

Por Celso Sabadin.

Certa vez, conversando com o cineasta Jeremias Moreira, ele me disse que foi criticado quando colocou vaqueiros vestidos à moda dos cowboys norte-americanos na primeira versão de seu “O Menino da Porteira”, nos anos 1960. Em sua defesa, Moreira me disse que vestiu os personagens de seu filme como os estadunidenses porque era exatamente assim que eles se vestiam na vida real, e o faziam porque imitavam os filmes dos EUA, naquela época em que os westerns eram sucesso nos cinemas do interior paulista… quando ainda havia salas de cinema por ali.

Achei bem interessante este “caldo cultural” de influências, e me lembrei desta história ao ver o documentário “Bravos Valentes – Vaqueiros do Brasil”, que estreia nesta quinta, 30 de setembro, nos cinemas brasileiros.

Com pesquisa, roteiro e produção de Marcia Paraiso, e direção de Ralf Tambke, “Bravos Valentes” mapeia e registra as atividades de uma das mais antigas profissões do Brasil: os vaqueiros. Para representá-los, foram escolhidos quatro diferentes personagens, em quatro regiões do país: Caatinga, Amazônia, Pantanal e Pampas.

Após três anos de pesquisa, a equipe percorreu paisagens distintas, em diferentes estações, reforçando a relação dos personagens com os ciclos da terra, com o tempo e as transformações ao longo do ano. Convivendo com os personagens, o longa registra seus cotidianos, revelando que o trabalho do vaqueiro está muito além do manejo do gado.

Textos históricos sobre a profissão são narrados como pano de fundo do belíssimo espetáculo visual proporcionado por imagens de intensa beleza plástica de cada região contemplada pelo filme.

O projeto na verdade começou há quase 10 anos, quando Tambke filmou “Vaqueiros Encantados” na Ilha do Marajó, o dia-a-dia dos vaqueiros marajoaras. A partir dessa experiência e das tantas outras pelos sertões do Brasil, veio a ideia de registrar o trabalho diário dos vaqueiros brasileiros e suas particularidades.

As múltiplas viagens que Ralf fez trabalhando junto à equipe da TVPublica Alemã (Bayerischer Rundfunk/ARTE) filmando a vida selvagem no Pantanal, levando-o a conhecer de perto a cultura pantaneira, foi outro empurrão que para que o diretor se sensibilizasse pelo tema.

“Bravos Valentes” está em cartaz no Espaço Itaú de Cinema em São Paulo (Frei Caneca) e no Rio de Janeiro (Botafogo). Na sequência, o filme também estará disponível na GloboNews e a estreia na Globoplay.

 

01/10/2021