CANAL CURTA! EXIBE IMPORTANTE DOCUMENTÁRIO SOBRE CLEMENTINA DE JESUS.

Por Celso Sabadin.

“O elo musical perdido entre a África e o Brasil”. É assim que um dos depoentes do documentário “Clementina” define a trajetória da inesquecível Clementina de Jesus (1902 – 1987), uma das mais importantes intérpretes da música brasileira do século passado.

Neta de escrava, Clementina ouvia desde criança sua avó cantar as mais diversas manifestações musicais de raízes africanas, e guardou centenas delas em sua prodigiosa memória. Fez da música sua companheira diária, enquanto desempenhava suas funções domésticas. E assim seguiu sua vida simples, igual a milhões de outras brasileiras e brasileiros, até ser descoberta por acaso pelo pesquisador e produtor musical Hermínio Bello de Carvalho… aos 62 anos de idade!

A partir daí, Clementina de Jesus entrou com destaque para o rol das grandes cantoras do país, tornando-se responsável direta por um resgate afrobrasileiro de incalculável valor cultural, o que também abre várias camadas de leituras e interpretações dentro do filme.

Com imagens inéditas e depoimentos de amigos, familiares e historiadores, parte significativa da história de vida e da carreira de Clementina é contada e cantada neste obrigatório documentário dirigido por Ana Rieper, com pesquisa de Pedro Paulo Malta, e produzido para o canal Curta! pela Dona Rosa Filmes.

Imperdível.