“CANNES — UM FESTIVAL PELA LIBERDADE” MOSTRA AS ORIGENS PROGRESSISTAS DO EVENTO.
Por Celso Sabadin.
Mergulhado na ansiedade, e com a cabeça e o coração exauridos pela atual situação eleitoral brasileira, recebo a informação que o Canal Curta está lançando um documentário inédito sobre a história do Festival de Cannes. Seria a minha oportunidade para esfriar um pouco os ânimos e relaxar – pelo menos por 52 minutos – diante do delicioso escapismo mediterrâneo deste famoso evento cinematográfico. Grande engano, o meu: o filme – genial e necessário – pode ser tudo. Menos escapista.
Produzido em 2018, “Cannes – Um Festival pela Liberdade” mostra de forma clara e didática como o produtor cultural Philippe Erlanger e o então Ministro da Educação Nacional e Belas Artes da França, Jean Zay, uniram esforços para criar aquele que hoje é o festival de cinema mais midiático do planeta.
O ano era 1938, momento em que Erlanger revolta-se contra o Festival de Cinema de Veneza, evento capitaneado pelo fascismo, e que, sem muitos pruridos, manipulava resultados para favorecer os filmes preferidos de Mussolini e Hitler.
Erlanger visualiza então a possibilidade de desenvolver, na França, um festival de cinema “livre”, em clara contraposição a Veneza, e que exibiria filmes descolados da política (como se isso fosse possível). Consegue o apoio de Zay, envolve-se num gigantesco e internacional processo de produção e organização do evento, e marca a estreia de seu sonhado festival: 1º de setembro de 1939. Sim, exatamente a data em que Hitler invade a Polônia, iniciando oficialmente a Segunda Guerra Mundial.
Este é apenas o começo. A partir daí, os fatos que se sucedem são dignos dos mais imaginativos roteirista de ficção… com a diferença que são reais.
Imperdível para quem gosta de cinema, de história, de política, ou simplesmente de um ótimo documentário que aborda todos estes temas
Dirigido por Frédéric Chaudier, “Cannes – Um Festival pela Liberdade” tem exibições no Canal Curta nesta sexta-feira, 21 de outubro às 10h30; 22 de outubro, sábado, às 15h; e 23 de outubro, domingo, às 23h.
O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV.PROG

