CANAL CURTA COMEMORA REVOLUÇÃO DOS CRAVOS.

Histórico, empolgante e mais atual que nunca. Nesta sexta-feira, 25/04, às 22h, estreia com exclusividade no canal Curta o inédito longa “Portugal 1974 – A Revolução dos Cravos”, um detalhado registro documental do contexto político e dos planos que restauraram a democracia em Portugal,  após décadas de uma cruel ditadura.

 

 

 

Com roteiro e direção de Paul Le Grouyer e Bruno Lorvão, “Portugal 1974 – A Revolução dos Cravos” traz uma profusão de preciosas imagens de arquivo, gravações de rádio, detalhes dos planos revolucionários, e resgata depoimentos dos principais personagens envolvidos para analisar o levante contra o Estado Novo.

Em sua primeira parte, o filme tece um meticuloso painel da situação política, econômica e social do país nos anos pré-Revolução, com destaque para as guerras coloniais que empreendia contra Guiné Bissau, Angola e Moçambique. Tais conflitos enfraqueceram a ditadura, e propiciaram o surgimento de uma geração mais jovem e mais consciente de oficiais militares, os chamados “Capitães” que acabaram empreendendo o tão ansiado golpe contra o então ditador Marcello Caetano, sucessor do infame Oliveira Salazar.

A segunda parte é pura emoção, mostrando com inacreditáveis cenas reais toda a movimentação ocorrida a partir da meia noite de 25 de abril de 1974, quando a música “Grândola, Vila Morena”, de José Afonso, tomou as rádios portuguesas como sinal para o início da Revolução dos Cravos, tornando-se assim um hino da democracia e da liberdade.

 

O interminável afluxo de portugueses e portuguesas que saíram às ruas, aplaudindo, cantando, gritando, chorando e – claro – distribuindo cravos como apoio às forças revolucionárias é de lavar a alma nestes tempos pesados que vivemos atualmente. A população participava ativamente de um evento que ainda nem havia se consumado totalmente, com o ditador ainda entocado em seu reduto. Tamanha massa populacional, inclusive, foi um dos principais motivos que impossibilitou que as forças de Marcello Caetano bombardeasse os revolucionários.

A nota triste e até vergonhosa fica por conta o destino de Marcello Caetano: não deixe de ver nos créditos finais.

Além da estreia no canal Curta,“Portugal 1974 — A Revolução dos Cravos” já está disponível no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro tv+ e no site oficial (CurtaOn.com.br). Horários alternativos no canal Curta: 26 de abril, sábado, às 2h e às 14h30; 27 de abril, domingo, às 21h30; 28 de abril, segunda-feira, às 16h; 29 de abril, terça-feira, 10h.