“CAROS CAMARADAS”, POLÍTICA AO MOLHO NETFLIX.

Por Celso Sabadin.

Nascido em Moscou, Andrei Konchalovsky (ou Konchalovskiy, como prefere o Iimdb) é um cineasta eclético. Ele é capaz de dirigir desde um sensível drama romântico de guerra como “Os Amantes de Maria”, até um filme de ação estilo tiro, porrada e bomba como “Tango & Cash”, ou a aventurona de suspense “Expresso Para o Inferno”, isso para citar apenas alguns exemplos de sua extensa filmografia internacional de quase 40 títulos.

Neste seu trabalho mais recente que chega aos cinemas brasileiros nesta quinta, 29/07 – “Caros Camaradas! Trabalhadores em Luta” – o diretor utiliza um estilo bastante em moda nos últimos anos. Uma forma de fazer cinema que – não sei se já foi classificado – mas que pessoalmente eu chamaria de “estilo netflix”. O que vem a ser? Grosso modo, seria aquele tipo de filme que fica entre o meio termo entre um trabalho desenvolvido especialmente para a televisão, e algo mais rico, cinematograficamente falando. Um meio de caminho entre o produto audiovisual que prefere a zona de conforto do grande público, e o grande filme feito por quem domina com maestria as ferramentas da linguagem cinematográfica. Digamos, um híbrido.

“Caros Camaradas! Trabalhadores em Luta” é este híbrido: por um lado, apoia-se num tema politicamente grandioso e historicamente pertinente para desenvolver sua trama, reveste-se do verniz artístico do preto e branco, e molda-se pelos parâmetros de uma produção caprichada. E por outro lado opta pela dramaturgia simplista, maniqueísta e sem nuances para transmitir sua ideologia ao grande público, sem muita margem para reflexão.

O roteiro – de Elena Kiseleva (do perturbador “Paraíso”), em parceria com o próprio diretor – baseia-se em casos reais acontecidos na antiga União Soviética de 1962, quando Lyudmilla (Yuliya Vysotskaya), uma executiva do Partido Comunista, testemunha trabalhadores em greve sendo baleados criminosamente por ordem do governo, o que abre uma profunda crise humana, social e política na região.

“Caros Camaradas! Trabalhadores em Luta” foi o represente da Rússia no Oscar, e venceu o Prêmio Especial do Júri em Veneza. Ah, o filme ainda não está na Netflix.

 

 

29/07/2021