CINEMA BAIANO MARCA PRESENÇA NOVAMENTE COM “RECEBA!”. 

Por Celso Sabadin. 

Depois dos ótimos “Filho de Boi” e “Saudade Fez Morada Aqui Dentro”, recentemente estreados no circuito, mais um filme baiano chega aos cinemas: “Receba!”, longa selecionado para a Mostra Competitiva Nacional do 17º Panorama Internacional Coisa de Cinema. 

Adaptado do livro “A Guerra dos Bastardos”, publicado em 2007 por Ana Paula Maia, “Receba!” tem roteiro de Pedro Perazzo (o mesmo roteirista das séries “Irmãos Freitas” e “Impuros”), com direção dele próprio em dupla com Rodrigo Luna. 

A trama é meio rocambolesca, o que não é necessariamente um problema. Amadeu (Daniel Farias) é um ator de filmes pornográficos que repentinamente se vê diante de uma situação, pra dizer o mínimo, inusitada: corpos ensanguentados ao lado de uma sacola com 5 quilos de cocaína. Sem pensar duas vezes, ele pega a droga acreditando que ali estaria a solução de todos os seus problemas financeiros. Mas logo Amadeu percebe que transformar a droga em dinheiro, com segurança, pra quem não é do ramo, não é uma tarefa nada fácil.  

A partir desta premissa, “Receba!” dá início da um jogo labiríntico de perdas e ganhos com tantas reviravoltas que desafia os limites do verossímil. O que igualmente não chega a ser um problema, porque o que se perde em senso de realidade se ganha em humor, fator dos mais bem vindos para a fruição do filme.  

Eventuais tropeços na dramaturgia acabam sendo relevados em função da direção ágil e de personagens cativantes vividos por ótimas intepretações de todo o elenco, que inclui Evana Carvalho, Jackson Costa, Daniel Farias, Evelin Buchegger, Narcival Rubens e Tânia Toko. 

Totalmente rodado em Salvador, “Receba!” estreou na última quinta-feira, 24/10.