COM “BROKER”, KORE-EDA ESTREIA NO CINEMA SUL COREANO.

Por Celso Sabadin.

Um dos melhores cineastas japoneses contemporâneos e um dos mais midiáticos atores sul coreanos do momento estão juntos em “Broker”, drama selecionado para a mostra competitiva de Cannes, e premiado em vários festivais internacionais.

O ator é Song Kang-ho, conhecido em seu país por “Memórias de um Assassino”, “O Hospedeiro” e “O Expresso do Amanhã” – entre vários outros – e internacionalmente consagrado por “Parasita”. O diretor é Hirokazu Kore-eda, emérito colecionador de prêmios cinematográficos com “Pais e Filhos”, “Assuntos de Família”, “Ninguém pode Saber” e muitos outros.

E o filme é “Broker”, que estreou no Brasil na última quinta-feira, 06/04, com o subtítulo de ”Uma Nova Chance”.

Em “Broker”, Kore-eda aborda novamente um de seus temas preferidos: as relações familiares, principalmente as que envolvem pais e seus filhos. No caso, mães que, por diversos motivos, abandonam seus bebês, e acabam inadvertidamente alimentando uma cruel rede de comércio ilegal de crianças.  O roteiro, também escrito pelo diretor, acompanha uma investigação – também feita por mulheres – sobre dois homens que utilizam uma igreja como fachada para suas atividades neste tráfico.

“Broker” é primeiro filme sul coreano dirigido por Kore-eda. Nesta sua transição, percebe-se uma perda cinematográfico e um ganho mercadológico. Não se sente com tanta intensidade a tão reconhecida sensibilidade artística que marca a carreira do cineasta, que aqui parece buscar uma linguagem mais sintonizada com uma parcela maior de público. Eficiente, sim, mas menos poética. Por outro lado, a própria presença do sempre autêntico e expansivo Song (premiado em Cannes como melhor ator, por este filme), aliado a um roteiro mais convencional, consegue apresentar Kore-eda a novos mercados e plateias.

Não por acaso, o longa conseguiu arrecadar a interessante quantia de quase US$ 20 milhões, sendo praticamente a metade na Coreia do Sul, e US$ 4,5 no Japão. Imagina só se tivesse estreado também na China…