“CONTATADO” E A PRECARIEDADE LATINOAMERICANA.

Por Celso Sabadin.

Chilca, próximo à cidade de Lima, é uma espécie de – digamos – Varginha do Peru. O lugar é famoso por reunir pessoas que alegam ter visto discos voadores, e concentra ao seu redor todo um folclore sobre o tema, devidamente acompanhado de um turismo de oportunidades.

É ali que mora Aldo (Baldomero Cáceres), um homem rude, de poucos amigos, que evita se aproximar das pessoas e que – para piorar – mora numa casa cuja estrutura está ameaçada por obras públicas. Isso sem falar nos constantes terremotos que assolam a região, pois desgraça pouca é bobagem.

Neste cenário de caos e insegurança, Beto começa a perceber que um estranho homem (Miguel Dávalos) o segue pelas ruas, o que aumenta ainda mais sua desconfiança perante tudo e todos. Inevitavelmente, ele terá de se confrontar com antigos medos e fantasmas (alienígenas, talvez?) de seu passado.

Coproduzido por Peru, Brasil, Noruega, e Venezuela, “Contatado” propõe uma viagem por valores bastante significativos da América Latina, como religiosidade, corrupção, misticismo, e crenças de uma população assolada por carências estruturais que facilmente desembocam na facilidade da atuação de aproveitadores da fé e da ingenuidade alheias.

A roteirista (em parceria com Marian Rondón) e diretora peruana Marité Ugas potencializa tais desestruturações sociais e humanas através de uma narrativa que privilegia o caótico e o precário, extraindo planos dos mais atrativos da árida geografia e da rica sociologia locais. A proposta – das mais bem-vindas – é de um cinema muito mais sensorial e criativo que propriamente narrativo e convencional.

“Quando comecei a pesquisar cultos de ET no Peru, encontrei seguidores que precisavam de uma nova fé, além de líderes que replicavam antigas estruturas de poder. Alguns desses líderes, com discursos perigosamente messiânicos, agora ocupam cadeiras no congresso peruano. Esta operação é repetida em outros países, onde certos cultos adquiriram poder dentro do sistema político”, afirma Marité.

Selecionado para os Festival de Santiago, Tribeca e Nashville,  “Contatado” estreia nesta quinta-feira, 13/10, em cinemas de  São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Manaus.