CORAJOSO, BLITZ” ABORDA TEMA POLÊMICO COM COMPETÊNCIA.

Por Celso Sabadin.

Mais sangue novo chegando ao cinema brasileiro. E com qualidade! Com Rene Tada Brasil na direção e Bosco Brasil no roteiro, estreia “Blitz”, envolvente drama sobre um policial acusado de matar um jovem estudante, durante uma simples e supostamente inofensiva batida num colégio, em busca de drogas.

Sem dúvida alguma é bastante corajosa a proposta do filme de tentar buscar uma identificação com o público frequentador de cinema com um policial militar. Principalmente nestes nossos truculentos tempos atuais, nos quais a PM não tem desenvolvido exatamente um trabalho sintonizado com os anseios da população. Porém, Rui Ricardo Diaz (de “Lula, o Filho do Brasil”) dá conta do recado e empresta grande credibilidade ao seu personagem, um cabo da PM perturbado pela violência intrínseca do seu trabalho e as consequentes cobranças e pressões que sofre por todos os lados. Ao seu lado, sua sempre presente esposa (grande trabalho de Georgina Castro) tenta apoiar o marido no que for possível. Mas tais limites entre o possível e o impossível estão prestes a se romper de forma definitiva.

Em ritmo de drama intimista ”Blitz”, transita pela finíssima linha que separa a sanidade mental e os comportamentos socialmente aceitos do colapso psicológico total, compondo assim um microcosmos de uma sociedade brasileira contemporânea que cada dia mais se vê desafiada por situações de estresses e conflitos até há pouco tempo inimagináveis. Com espaço para atacar a tão conhecida hipocrisia da igreja e dos convívios sociais superficiais.

Um trabalho denso que aborda um tema urgente e importante.