“DELICADEZA É AZUL”, ESCLARECENDO O AUTISMO.

Por Celso Sabadin.

Provavelmente o primeiro e maior mal de todos os problemas humanos é a ignorância. Se ignoramos o que nos abala, se não temos as verdadeiras dimensão e consciência das questões que nos derrubam, como combatê-las? Como solucioná-las?

Na medicina, em geral, não é diferente. E no autismo, em particular, a proporção da nossa ignorância chega a ser assombrosa. Tentando minimizar pelo menos um pouco deste problema, Yasmin Garcez e Sandro Arieta realizaram o documentário “Delicadeza é Azul”, que aborda variados aspectos deste transtorno (não se classifica o autismo como “doença”, segundo eu acabo de aprender vendo o filme).

Abertamente, a proposta do longa é esclarecer. Dentro de uma linguagem simples, direta e didática, “Delicadeza é Azul” entrevista especialistas do setor que elucidam as diversas variáveis do autismo, suas origens, desenvolvimento, maneiras de se manifestar e, principalmente, as formas de se combater os preconceitos e inserir o autista na sociedade.

Depoimentos relatando vivências dos autistas e suas famílias contribuem para evitar que o longa se apoie exclusivamente em questões técnicas e médicas, trazendo-o para as necessárias percepções humanísticas e emotivas da questão.

“Quis fazer este filme porque acho que no Brasil temos poucos produtos audiovisuais que abordam esta questão e sabemos que o quanto antes o diagnóstico for dado para as crianças, melhores chances de desenvolvimento elas terão no decorrer da sua vida”, afirma a diretora Yasmin Garcez.

Na construção dessa narrativa, artistas convidados explicam sobre o que seria o valor funcional e poético de cada um deles: o cantor Ney Matogrosso fala sobre a audição, Bob Wolfenson, fotógrafo, sobre a visão, Roberta Sudbrack, chef, sobre paladar, a perfumista Veronika Kato sobre olfato e, por fim, a artista plástica Suzana Queirosa conversa sobre o tato.

“Delicadeza é Azul” estreia em 14 de janeiro nos cinemas do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Fortaleza, Palmas, Porto Alegre, Salvador e Goiânia.