DOC  “A TERRA É REDONDA” ASSUSTA PELAS PROPORÇÕES.

Por Celso Sabadin.

Com o subtítulo “O Universo na Era da Desinformação”, estreia dia 19/12 no Canal Curta o preocupante documentário “A Terra é Redonda”. E por que “preocupante”? Afinal, o que o filme mostra sobre a pandemia de ignorância que assola o nosso planeta não chega a ser exatamente uma novidade. Verdade. O que preocupa mesmo são as proporções. De acordo com o documentário, 1/6 dos ingleses e 1/5 dos franceses acreditam que a Terra é plana. E a tendência é tudo isso piorar num futuro bem próximo (lembrando que os idiotas também votam).

“A Terra é Redonda” tece um breve e interessante histórico sobre teorias da conspiração a partir da chegada do Homem à Lua, em 1969. O filme afirma que, naquele momento, nem sequer os russos questionavam o feito, mas que a partir do escândalo de Watergate, em 1974, desabou sobre os EUA e o mundo uma forte onda de descrédito dos governantes e das instituições. Mesmo porque o presidente envolvido no caso foi o mesmo Nixon que, anos atrás, cumprimentara pessoalmente os bravos astronautas pioneiros a pisar no nosso satélite. Ou seja, se ele era tão mentiroso e corrupto assim, quem garante que o tal desembarque humano na Lua não teria sido uma mega enganação para vender a imagem dos EUA naquele contexto de Guerra Fria? Adicione-se a isso o desastre estadunidense na Guerra do Vietnã e, voilá, meu mundo caiu. E a Lua junto com ele.

Por tudo isso e mais um pouco, ainda segundo o filme, é publicado em 1976 o primeiro livro que acusaria o pouso humano na Lua de ser uma grande fraude. Escândalo? Não. Afinal, era apenas um livro. Quem lê livros?  A repercussão foi pequena.

A multiplicação em níveis pandêmicos do vírus da falta de informação atrelado a sinais de intolerância e manifestações explícitas de orgulho ignorante só explode mesmo com a entrada no mercado da grande praga do século 21: a internet. Abriu-se a porteira: blogs, páginas especializadas, perfis neandertais, vídeos em profusão e grandes veículos de imprensa sedentos por clicks e likes azedaram a maionese da ciência e do conhecimento. Inventaram até um Mundial para o Palmeiras (bom, isso o filme não fala). Daí a difundir o conceito de Terra Plana foi um pequeno passo para os blogueiros, um grande passo para trás para Humanidade.

O documentário ainda não aborda como tamanha desinformação gerou o retorno da direita à política internacional, mas aí já seria outro filme. Fica a dica.

Com direção e roteiro de Pierre Zéau e Elsa Guiol, “A Terra é Redonda: O Universo na Era da Desinformação” é uma produção francesa que pode ser vista no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br). A estreia será em 19/12, às 21h. Reprises dia 20 de dezembro, às 01h e às 15h35; dia 21 de dezembro, às 21h30; dia 22 de dezembro, às 15h; dia 23 de dezembro, às 09h